SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • José Luís Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosangela Marion da Silva
  • Caroline Cechinel Peiter Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Henrique Antunes Menegon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.29057

Resumo

Objetivo: identificar os níveis da síndrome de burnout entre enfermeiros de um hospital universitário. Método: estudo transversal, realizado em um hospital universitário da Região Sul do Brasil, com 106 enfermeiros. Os dados foram coletados por meio de um questionário composto por dois instrumentos autorrespondidos: ficha de caracterização pessoal e profissional e Inventário de Burnout de Maslach. Resultados: os enfermeiros participantes da pesquisa apresentaram níveis moderados de burnout para as três subescalas: exaustão emocional (21,9±5,0), despersonalização (8,1±2,6) e realização pessoal (30,4±3,2). Enfermeiros do centro cirúrgico apresentaram índice alto na subescala exaustão emocional. Conclusão: identificou-se um nível moderado de burnout entre os enfermeiros de um hospital universitário para as três subescalas – exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal. Não foram identificadas diferenças significativas entre as médias de burnout e as características socioprofissionais dos participantes, nem entre os setores hospitalares
Descritores: Esgotamento Profissional. Satisfação no Emprego. Estresse Psicológico. Enfermagem.

 

Descritores: Esgotamento Profissional; Satisfação no Emprego; Estresse psicológico; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Rosangela Marion da Silva

Doutora em Ciências Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Caroline Cechinel Peiter, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Fernando Henrique Antunes Menegon, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2020-01-23

Como Citar

Santos, J. L., Silva, R. M. da, Peiter, C. C., Menegon, F. H. A., & Erdmann, A. L. (2020). SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.29057

Edição

Seção

Artigo Original