DESAFIOS DA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Letícia de Souza Pedro Universidade federal de Juíz de Fora-UFJF
  • Juliana de Oliveira Faria Prefeitura de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28192

Resumo

Objetivo: identificar os fatores de risco de quedas em idosos acamados e de difícil locomoção atendidos em domicílio. Método: estudo transversal, descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram 75 idosos moradores na área de abrangência de uma unidade de Saúde da Família. Utilizou-se um roteiro de entrevista para levantamento dos dados socioeconômicos e das variáveis da Escala de Morse para estratificação de risco de quedas. Os dados foram coletados entre os meses de março e maio de 2018. Resultados: dentre os 75 sujeitos investigados, 64% eram mulheres, idade média de 80 anos, 58% apresentavam entre uma a três patologias, 42,67% usavam de 4 a 6 medicamentos por dia, 81,33% possuíam diagnóstico médico secundário, 69,33% usavam apoio para deambulação, 84% apresentavam marcha comprometida e 61,33% dos idosos apresentavam alto risco de quedas. Conclusão: foram identificados como fatores de risco para quedas entre os idosos: faixa etária superior a 80 anos, existência de diagnóstico médico secundário, histórico de quedas, uso de apoio para auxiliar na deambulação e comprometimento da marcha.
Descritores: Idoso. Acidente por Queda. Fatores de Risco. Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Souza Pedro, Universidade federal de Juíz de Fora-UFJF

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pelo programa de residência da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Residente em saúde mental pela UFJF- Minas Gerais, Brasil.

Juliana de Oliveira Faria, Prefeitura de Juiz de Fora

Enfermeira. Mestre em ennfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora- Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Pedro, L. de S., & Faria, J. de O. (2019). DESAFIOS DA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28192

Edição

Seção

Artigo Original