AUDIÇÃO MUSICAL PARA ALÍVIO DA ANSIEDADE DO ACOMPANHANTE PEDIÁTRICO

Autores

  • Clara Martins de Oliveira Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Aline Cristine Candeia de Lira Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Raquel de Queiroz Matos Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Mariana André Honorato Franzoi Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6877-4753

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.28159

Resumo

Objetivo: investigar os efeitos da audição musical sobre os níveis de ansiedade pós-operatória de acompanhantes de crianças submetidas a cirurgias em comparação ao cuidado convencional de uma clínica cirúrgica pediátrica. Método: estudo quase-experimental realizado em um hospital público de ensino com 62 acompanhantes de crianças em pós-operatório. O grupo controle – GC (n=32) foi submetido aos cuidados convencionais da unidade e o grupo experimental – GE (n=30) foi submetido à audição musical. Ambos os grupos tiveram os indicadores fisiológicos aferidos, nível de ansiedade mensurado por meio do Inventário de Ansiedade Traço-Estado e responderam um questionário estruturado para caracterização da amostra. Resultados: GE apresentou médias mais elevadas e estatisticamente significativas nos itens do Inventário de Ansiedade Traço-Estado sentir-se “à vontade”, “descansado”, “descontraído” e “satisfeito” em relação ao GC, após a audição musical. Conclusão: a audição musical tem o potencial de reduzir o nível de ansiedade pós-operatória dos acompanhantes de crianças submetidas a cirurgia.
Descritores: Música. Ansiedade. Enfermagem Pediátrica. Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Martins de Oliveira, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Estudante de Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Aline Cristine Candeia de Lira, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Estudante de Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Raquel de Queiroz Matos, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Estudante de Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Mariana André Honorato Franzoi, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Professor Assistente. Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília.

Publicado

2018-12-27

Como Citar

de Oliveira, C. M., de Lira, A. C. C., Matos, R. de Q., & Franzoi, M. A. H. (2018). AUDIÇÃO MUSICAL PARA ALÍVIO DA ANSIEDADE DO ACOMPANHANTE PEDIÁTRICO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.28159

Edição

Seção

Artigo Original