RESPOSTAS COMPORTAMENTAIS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE IDOSOS NO TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Autores

  • Maíra Costa Ferreira Prefeitura Municipal de São Paulo.
  • Larissa Chaves Pedreira Universidade Federal da Bahia
  • Monaliza lemos Souza Universidade Federal da Bahia
  • Cláudia Fernanda Trindade Silva Universidade Federal da Bahia
  • Juliana Bezerra do Amaral Universidade Federal da Bahia
  • Lélia Mendes Sobrinho de Oliveira Núcleo de Ensino e Pesquisa do Centro de Referência Estadual em Atenção à Saúde do Idoso

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28023

Resumo

Objetivo: conhecer as respostas comportamentais e as estratégias de enfrentamento de idosos no tratamento da insuficiência cardíaca. Método: estudo qualitativo, descritivo, fundamentado no referencial teórico de Callista Roy. Foram entrevistados 10 idosos acompanhados em um ambulatório de cardiologia em junho de 2015. Resultados: na categoria respostas comportamentais dos idosos frente ao tratamento, encontrou-se problemas adaptáveis nos modos fisiológicos (oxigenação, atividade/repouso e nutrição), de autoconceito (desmotivação, tristeza, solidão e medo), de desempenho de papéis (perda do papel primário de pai, trabalhador) e de interdependência (apoio familiar e dos pares). Todavia, apresentaram alguns mecanismos de adaptação, como uso de lembretes ou caixa organizadora para as medicações, redução de alimentos industrializados e diminuição de sódio nos alimentos, redução de custos com o cadastro em farmácias populares. Conclusão: os idosos, apesar de criarem alguns mecanismos de adaptação, ainda demonstraram falhas na condução do tratamento da insuficiência cardíaca, principalmente em relação à dieta e ao uso de medicamentos. 

Descritores: Idoso. Adaptação. Insuficiência Cardíaca. Assistência Integral a Saúde. Comportamento e Mecanismos Comportamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Costa Ferreira, Prefeitura Municipal de São Paulo.

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Cardiologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Hospital Ana Nery / UFBA. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Enfermeira do SAMU - SP. Coordenadora e docente do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Larissa Chaves Pedreira, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada da Escola de Enfermagem da mesma universidade, atuando na graduação e na pós-graduação. Atualmente coordena o Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem intensivista, pessoa idosa em situação crítica de saúde, fenomenologia e cuidado domiciliar.

Monaliza lemos Souza, Universidade Federal da Bahia

Mestranda pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Idoso (NESPI).Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2010). Especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem Intensiva da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente, enfermeira intensivista na Unidade de Terapia Intensiva Neuroclínica do Hospital Santa Izabel, Salvador-BA.

Cláudia Fernanda Trindade Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Cardiologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Hospital Ana Nery/Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho. Mestre pela Universidade Federal da Bahia na linha de Cuidado Humano com enfoque na saúde do idoso.

Juliana Bezerra do Amaral, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2013) com estágio sanduiche na Universidad Rovira i Virgili, Tarragona-Espanha . Atualmente é professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Atenção a Saúde do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, idoso, cuidados paliativos, dor e idosos hospitalizados.

Lélia Mendes Sobrinho de Oliveira, Núcleo de Ensino e Pesquisa do Centro de Referência Estadual em Atenção à Saúde do Idoso

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (2001). Atualmente trabalha como Enfermeira no Núcleo de Ensino e Pesquisa do Centro de Referência Estadual em Atenção à Saúde do Idoso pela Secretaria Estadual de Saúde e como Profissional de Atendimento Integrado (Gestão em Saúde) no Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Publicado

2019-06-21

Como Citar

Ferreira, M. C., Pedreira, L. C., Souza, M. lemos, Silva, C. F. T., do Amaral, J. B., & de Oliveira, L. M. S. (2019). RESPOSTAS COMPORTAMENTAIS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE IDOSOS NO TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28023

Edição

Seção

Artigo Original