PADRÕES ANTROPOMÉTRICOS DE PESSOAS HIPERTENSAS

Autores

  • Claúdia Geovana da Silva Pires Universidade Federal da Bahia
  • Maiara da Silva Brandão Rodrigues Universidade Federal da Bahia
  • Alana de Souza Reis Carneiro Universidade Federal da Bahia
  • Igor Fenando Lopes Assis Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.27997

Resumo

Objetivo: descrever os padrões antropométricos de adultos hipertensos e caracterizar os participantes segundo as variáveis socioeconômicas. Método: estudo descritivo, de natureza quantitativa, desenvolvido num Multicentro de Saúde de Salvador, Bahia, Brasil, em 2017.  Realizou-se análises descritivas, utilizando tabelas contendo frequências absolutas e relativas. Resultados: a amostra foi constituída por 220 participantes com diagnóstico de hipertensão arterial, predomínio de mulheres (78,6%), com idade maior ou igual a 60 anos (53,6%), de cor preta e parda (91,4%), com companheiro (77,7%), renda familiar mensal de um a dois salários mínimos (48,6%) e escolaridade até o ensino médio completo (55,5%). Destacaram-se, na amostra, obesidade e sobrepeso (40,1%) e circunferência da cintura (CC) e relação cintura-quadril (RCQ) não recomendados. Conclusão: houve predomínio de sobrepeso e obesidade I e II, circunferência de cintura e razão cintura/quadril não recomendadas.
Descritores: Obesidade. Antropometria. Hipertensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claúdia Geovana da Silva Pires, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. É Professora Adjunta III da Escola de Enfermagem da UFBA. Atua na graduação no componente curricular Fundamentos de Enfermagem para o Cuidado Individual I e II. É professora do Quadro Permanente do PGENF UFBA, Atualmente é Editora Associada da Revista Baiana de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em cardiologia preventiva a intensiva, enfermagem médico-cirúrgica e atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, o cuidar em enfermagem, determinantes sociais em saúde e epidemiologia dos fatores de risco cardiovascular em estudantes de graduação em enfermagem.

Maiara da Silva Brandão Rodrigues, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Integrante da Liga Acadêmica de Cuidados Críticos de Enfermagem (LACCE) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo Interdisciplinar sobre o Cuidado à Saúde Cardiovascular (GISC).

Alana de Souza Reis Carneiro, Universidade Federal da Bahia

Graduanda do 10º semestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estagiaria do Centro de Internação do Hospital Santo Amaro. Participante do GISC- Grupo Interdisciplinar sobre Cuidados à Saúde Cardiovascular, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPQ 2017/2018; FAPESB 2016/2017; CNPQ 2015/2016). Membro da Liga Acadêmica de Cuidados Críticos de Enfermagem (LACCE), como Coordenadora. 

Igor Fenando Lopes Assis, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal da Bahia (2017), com período sanduíche na Georgia State University (GSU), nos Estados Unidos. Foi estagiário do Serviço de Informações sobre Agentes Teratogênicos da Bahia (SIAT-BA / HUPES). Foi monitor do componente curricular Fundamentos de Enfermagem para o Cuidado Individual. É integrante e foi bolsista de Iniciação Científica (FAPESB) do Grupo Interdisciplinar Sobre o Cuidado à Saúde Cardiovascular (GISC). Foi integrante da Liga Acadêmica de Cuidados Críticos de Enfermagem (LACCE). Foi estagiário na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital Santo Amaro. Atualmente, é enfermeiro trainee no Hospital Cárdio Pulmonar.

Publicado

2018-12-27

Como Citar

da Silva Pires, C. G., da Silva Brandão Rodrigues, M., de Souza Reis Carneiro, A., & Lopes Assis, I. F. (2018). PADRÕES ANTROPOMÉTRICOS DE PESSOAS HIPERTENSAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.27997

Edição

Seção

Artigo Original