PERCEPÇÃO DE DISCENTES, DOCENTES E TRABALHADORAS SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27930Resumo
Objetivo: analisar a percepção de discentes, docentes e trabalhadoras sobre o processo de trabalho da enfermeira. Método: pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram discentes, docentes e enfermeiras. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, organizados em quadros, classificados conforme as categorias do processo de trabalho da enfermeira e analisados à luz do referencial teórico marxista sobre o processo de trabalho em saúde/enfermagem. Resultados: as participantes conceberam o processo de trabalho da enfermeira de maneira fragmentada, não reconheceram sua natureza indissociavelmente assistencial-gerencial e consideraram o trabalho gerencial da enfermeira como um obstáculo. Conclusão: não há diferenças na percepção de discentes, docentes e trabalhadoras sobre o processo de trabalho da enfermeira.
Descritores: Trabalho. Enfermeira. Estudante de Enfermagem. Educação em Enfermagem.
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