ACOLHIMENTO À PESSOA COM O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Fabiane da Silva Santos UNEB
  • Cleuma Sueli Santos Suto UNEB
  • Taciane Oliveira Bet Freitas UEFS
  • Silvana Gomes Nunes Piva UNEB
  • Rita de Cássia Dias Nascimento UNEB
  • Gizélia dos Santos Souza UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27769

Resumo

Objetivo: desvelar as representações sociais de profissionais de saúde da atenção básica sobre o acolhimento à pessoa com o vírus da imunodeficiência humana. Método: trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, embasado na Teoria das Representações Sociais. Participaram da pesquisa 39 profissionais de saúde da rede de atenção básica, no período de outubro e novembro de 2016, respondendo a um questionário. Os dados foram processados pelos softwares EVOC e IRAMUTEQ. Resultados: o termo mais evocado foi “esclarecimento” e retrata que a prática do aconselhamento requer preparação de maneira adequada e qualificada ou aponta que o profissional é o detentor do saber. Conclusão: as representações sociais de profissionais de saúde da atenção básica revelam-se como normativas e hegemônicas, objetivando-se no esclarecimento e na prevenção. Demarcam, possivelmente no cotidiano das ações de aconselhamento/acolhimento, o lugar que os profissionais de saúde ocupam.

Descritores: Acolhimento. Aconselhamento. Profissional de Saúde. HIV. Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane da Silva Santos, UNEB

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII. Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.

Cleuma Sueli Santos Suto, UNEB

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus VII. Senhor do Bonfim Bahia, Brasil. 

Taciane Oliveira Bet Freitas, UEFS

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Professora Substituta da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Professora Assistente Universidade Salvador – UNIFACS. Feira de Santana/Salvador Bahia, Brasil.

Silvana Gomes Nunes Piva, UNEB

Mestre em Gestão e Tecnologia aplicada a Educação – UNEB. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, campus VII. Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil.. 

Rita de Cássia Dias Nascimento, UNEB

Especialista em Obstetrícia. Professora de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus VII. Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. 

Gizélia dos Santos Souza, UNEB

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus VII. Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. 

Publicado

2019-06-18

Como Citar

da Silva Santos, F., Sueli Santos Suto, C., Oliveira Bet Freitas, T., Gomes Nunes Piva, S., Dias Nascimento, R. de C., & dos Santos Souza, G. (2019). ACOLHIMENTO À PESSOA COM O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27769

Edição

Seção

Artigo Original