MAPEAMENTO DA OFERTA DE CURSOS E VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM NA BAHIA

Autores

  • Rosana Maria de Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia
  • Rebeca Santos do Amaral de Souza Universidade Federal da Bahia
  • Lázaro Souza da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro Universidade Federal da Bahia
  • Olga Maria Brito dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Josicélia Dumêt Fernandes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.27505

Resumo

Objetivo: mapear a oferta de cursos e vagas dos programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde em enfermagem na Bahia. Método: estudo documental, quantitativo, cujas fontes de dados foram 15 editais de processo seletivo para programas de residência em enfermagem que descreveram as variáveis ano, número de programa, áreas de concentração, vagas, instituições de ensino superior vinculada e modalidade dos programas. A coleta deu-se de 15 a 19 de janeiro de 2018. Resultados: foram identificadas 566 vagas distribuídas entre 19 áreas de concentração e ofertadas por oito instituições de ensino. No ano de 2014 houve a maior oferta de vagas 107 (18,9%), em 2015 houve queda considerável de 57,9% no número dessas vagas. Conclusão: os programas de residência multiprofissional expandiram-se em decorrência de reformulações das políticas de saúde e dos incentivos à formação de recursos humanos especializados, no entanto vem ocorrendo redução na oferta de vagas.
Descritores: Especialização. Internato não Médico. Educação. Ensino. Enfermagem

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Maria de Oliveira Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE). Salvador-BA-Brasil.

Rebeca Santos do Amaral de Souza, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE). Universidade Federal da Bahia. Candeias-BA-Brasil.

Lázaro Souza da Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE). Bolsista doutorado CAPES. Salvador-BA-Brasil.

Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE). Salvador-BA-Brasil.

Olga Maria Brito dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestranda e Residente em Terapia Intensiva pela Universidade Federal da Bahia.

Josicélia Dumêt Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE). Salvador-BA-Brasil.

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Silva, R. M. de O., Souza, R. S. do A. de, Silva, L. S. da, Cordeiro, A. L. A. O., Santos, O. M. B. dos, & Fernandes, J. D. (2018). MAPEAMENTO DA OFERTA DE CURSOS E VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM NA BAHIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.27505

Edição

Seção

Artigo Original