VIVÊNCIAS DE MÃES QUE TIVERAM FILHOS COM MICROCEFALIA

Autores

  • Mayra Cordeiro Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rita de Cássia Rocha Moreira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maricélia Maia Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rosana Oliveira Melo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26350

Resumo

Objetivo: compreender as vivências de mães que tiveram filhos com microcefalia. Método: estudo qualitativo realizado com oito mulheres, maiores de 18 anos. Foi aplicada a técnica da entrevista semiestruturada em abril de 2017. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados: emergiram três categorias analíticas: a vivência do diagnóstico da microcefalia: ótica de mães; encontros e (des)encontros dos pais e da família no cuidado à criança com microcefalia; aprendizado com os desafios da microcefalia. As falas revelaram a força de vontade e a determinação das mães no enfrentamento das dificuldades, apesar da vivência marcada por expressões de sofrimento e dor. Conclusão: a situação vivenciada por mães que tiveram filhos com microcefalia gera incertezas em relação ao futuro do filho, altera a dinâmica familiar, a relação do casal, o rendimento financeiro e determina a opção de abandonar o trabalho profissional para cuidar do filho.
Descritores: Mães. Microcefalia. Cuidado da Criança. Zika Vírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Cordeiro Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Rita de Cássia Rocha Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Enfermagem; Professora Adjunto da Universidade Estadual de Feirade Santana; Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Saúde da Mulher (NEPEM) e docente do Mestrado Profissional em Enfermagem da UNiversidad Estadual de Feira de Santana (MPE/UEFS).

Maricélia Maia Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Enfermagem;  Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Doutoranda em Saúde Coletiva/ UEFS.

Rosana Oliveira Melo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Enfermagem; Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Vice  Coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Saúde da Mulher (NEPEM).

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Oliveira, M. C., Moreira, R. de C. R., Lima, M. M., & Melo, R. O. (2018). VIVÊNCIAS DE MÃES QUE TIVERAM FILHOS COM MICROCEFALIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26350

Edição

Seção

Artigo Original