DESCONFORTOS ESPERADOS E VIVENCIADOS POR PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO

Autores

  • Robertha Pickina Juvencio Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Raquel Pontello Rampazzo Universidade Estadual de Londrina
  • Leonel Alves do Nascimento Universidade Estadual de Londrina
  • Ligia Fahl Fonseca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26070

Resumo

Objetivo: verificar os desconfortos esperados e vivenciados por pacientes no pós-operatório imediato. Método: estudo descritivo, quantitativo, pré e pós-teste, realizado em dois hospitais públicos. No pré-operatório, os pacientes enumeraram os desconfortos que esperavam vivenciar, dentre dez desconfortos mais comuns, citados em literatura. No pós-operatório imediato indicavam quais desconfortos realmente vivenciaram e atribuíram valores monetários fictícios para evitá-los. A coleta de dados foi realizada de agosto a outubro de 2016. Resultados: participaram da pesquisa 160 pacientes. Os desconfortos esperados, vivenciados e com maiores valores monetários fictícios para preveni-los foram dor (5.870), sede (2.255) e fome (2.125). Estes desconfortos apresentaram correlação significativa entre seu ranqueamento e o valor distribuído para sua prevenção. Conclusão: a dor foi o desconforto mais antecipado e o mais vivenciado, assim como o que teve maior valor atribuído para sua prevenção. Os desconfortos vivenciados sede, fome, fraqueza e frio ultrapassaram as expectativas de desconfortos esperados no pós-operatório imediato.
Descritores: Assistência perioperatória. Cuidados pós-operatórios. Complicações pós-operatórias. Dor. Sede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robertha Pickina Juvencio Silva, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Pitágoras de Londrina(2017) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Hugo Simas(2008). Atualmente é residente de Enfermagem Perioperatória pela Universidade Estadual de Londrina e membro do grupo de estudos e pesquisa da sede

Ana Raquel Pontello Rampazzo, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cursando pós-graduação Residência em Saúde da Criança pela UEL.

Leonel Alves do Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeiro Mestre em Enfermagem pelo Programa de Mestrado da Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Centro Cirúrgico pelo Programa de Residencia em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Qualificado CCIP/PICC. Atualmente no programa de doutoramento da Universidade Estadual de Londrina e atua como enfermeiro no Hospital Anísio Figueiredo, Londrina, Paraná. Vice Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Sede (GPS)

Ligia Fahl Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica e Administração em Enfermagem pela Frances Payne Bolton School Of Nursing (1991) e doutorado em Enfermagem, Programa Saúde do Adulto, pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, com atuação na Graduação, Residência em Enfermagem Perioperatória, Mestrado acadêmico e Doutorado em Enfermagem. Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Perioperatória. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado, Sala de Recuperação Anestésica, Comunicação em Saúde e Sede Perioperatória. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Sede (GPS)

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Pickina Juvencio Silva, R., Pontello Rampazzo, A. R., Alves do Nascimento, L., & Fahl Fonseca, L. (2018). DESCONFORTOS ESPERADOS E VIVENCIADOS POR PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26070

Edição

Seção

Artigo Original