DELIRIUM NA TERAPIA INTENSIVA: FATORES PREDISPONENTES E PREVENÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26031

Resumo

Objetivo: analisar os fatores predisponentes e identificar os eventos adversos relacionados ao delirium nos pacientes internados na unidade de terapia intensiva. Método: estudo de coorte prospectivo, ocorrido entre julho e agosto de 2017. A coleta de dados foi realizada por meio de instrumento próprio, com variáveis relacionadas ao delirium. Para análises de associação, foi aplicada a razão de risco. Resultados: entre os 18 pacientes selecionados, foi identificado delirium em 7 (39%); a privação do sono e o tabagismo foram os fatores predisponentes com maior razão de risco (5 e 2.83 respectivamente) e a ocorrência de evento adverso também apresentou uma associação positiva significativa relacionada à ocorrência de delirium (RR=4,71). Conclusão: o principal evento adverso associado ao delirium foi a retirada não planejada de dispositivos invasivos. 

Descritores: Delírium. Segurança do paciente. Cuidados críticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Hellen Oliveira da Silva, Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro

1Especialista em terapia intensiva. Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de janeiro, Brasil.

Flavia Giron Camerini, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora convidada da Pós-graduação em enfermagem Intensivista da UERJ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em cardiologia, terapia intensiva e segurança na terapia medicamentosa.

Danielle De Mendonça Henrique, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Brasil

Luana Ferrreira de Almeida, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Brasil.

Andrezza Serpa Franco, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Brasil.

Sandra Regina Maciqueira Pereira, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Publicado

2018-09-19

Como Citar

Silva, M. H. O. da, Camerini, F. G., Henrique, D. D. M., Almeida, L. F. de, Franco, A. S., & Pereira, S. R. M. (2018). DELIRIUM NA TERAPIA INTENSIVA: FATORES PREDISPONENTES E PREVENÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26031

Edição

Seção

Artigo Original