IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS

Autores

  • Francine da Costa Alves Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. São Paulo. São Paulo. Brasil.
  • Maíra Rosa Apostólico Universidade Guarulhos. Guarulhos, São Paulo, Brasil.
  • Alfredo Almeida Pina-Oliveira Universidade Guarulhos. Guarulhos, São Paulo, Brasil.
  • Ana Claudia Giesbrecht Puggina Universidade Guarulhos. Guarulhos, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25470

Resumo

Objetivos: identificar a satisfação acadêmica de enfermeiros assistenciais e associar características sociodemográficas, educacionais e profissionais do enfermeiro com a sua satisfação acadêmica. Método: estudo analítico transversal realizado com enfermeiros. Foram utilizados dois questionários: escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior; e um questionário de caracterização. Resultados: a amostra do estudo foi constituída de 397 enfermeiros. Encontrou-se associações estatisticamente significativas nas dimensões Satisfação com o Curso e Oportunidade de Desenvolvimento com as variáveis sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridade (p=0,04) (p=0,02), tipo de instituição de ensino (p=0,01) (p=0,04) e oportunidade em pesquisa (p=0,02) (p<0,00). Conclusão: a satisfação acadêmica foi moderada. Enfermeiros do sexo masculino, que fizeram mestrado, estudaram em instituição pública e tiveram oportunidade em pesquisa, apresentaram-se satisfeitos com a graduação, organização do curso, atividades extracurriculares, relacionamentos com colegas, disponibilidade e conhecimento dos professores, e com a diversidade das atividades extracurriculares e currículo do curso oferecido.

Descritores: Enfermagem. Satisfação pessoal. Educação em enfermagem.

IMPORTANCE OF DEVELOPMENT OPPORTUNITIES AND INSTITUTIONAL SUPPORT IN NURSES’ ACADEMIC SATISFACTION

Abstract

Objectives: identify the academic satisfaction of clinical nurses and associate the nurses’ sociodemographic, educational and professional characteristics with their academic satisfaction. Method: cross-sectional analytic study involving nurses. Two questionnaires were used: Scale of Higher Education Students’ Satisfaction with Academic Experience; and a characterization questionnaire. Results: the study sample consisted of 397 nurses. Statistically significant associations between the dimensions Satisfaction with the Course and Development Opportunity and the variables sex (p<0.00) (p=0.04), education (p=0.04) (p=0.02), type of teaching institution (p=0.01) (p=0.04) and research opportunity (p=0.02) (p<0.00). Conclusion: the academic satisfaction was moderate. Male nurses who took a Master’s program, studied in a public institution and had research opportunities were satisfied with the undergraduate program, course organization, extracurricular activities, relationships with colleagues, teachers’ availability and knowledge and with the range of extracurricular activities and course curriculum offered.

Descriptors: Nursing. Personal satisfaction. Education, Nursing.

IMPORTANCIA DE OPORTUNIDADES DE DESARROLLO Y APOYO INSTITUCIONAL EN LA SATISFACCIÓN ACADÉMICA DE ENFERMEROS

Objetivos: identificar la satisfacción académica de enfermeros asistenciales y asociar características sociodemográficas, educativas y profesionales del enfermero con su satisfacción académica. Método: estudio analítico transversal, com enfermeros. Se utilizaron dos cuestionarios: escala de satisfacción con la experiencia académica de estudiantes de enseñanza superior; y cuestionario de caracterización. Resultados: muestra del estudio constituida de 397 enfermeros. Hubo asociación estadísticamente significativa en las dimensiones Satisfacción con el Curso y Oportunidad de Desarrollo con las variables sexo (p<0,00) (p=0,04), escolaridad (p=0,04) (p=0,02) (p=0,02), tipo de institución de enseñanza (p=0,01) (p=0,04) y oportunidad en investigación (p=0,02) (p<0,00). Conclusión: la satisfacción académica fue moderada. Los enfermeros del sexo masculino, que realizaron maestría, estudiaron en institución pública y tuvieron oportunidad en investigación, se presentaron satisfechos con la graduación, organización del curso, actividades extracurriculares, relaciones con colegas, disponibilidad y conocimiento de profesores, y con la diversidad de las actividades extracurriculares y currículo del curso ofrecido.

Descriptores: Enfermería. Satisfacción personal. Educación en enfermería.

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Biografia do Autor

Francine da Costa Alves, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. São Paulo. São Paulo. Brasil.

Mestrado em Enfermagem pela UnG, graduada em Enfermagem pela Universidade de Taubaté, pós graduação em docência em Enfermagem, Enfermagem do Trabalho e Acupuntura. Membro do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Estudo e Pesquisa sobre Comunicação em Saúde da Ung.

Docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. São Paulo. São Paulo. Brasil.

 

Maíra Rosa Apostólico, Universidade Guarulhos. Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Bacharelado (2006) e Licenciatura (2008) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Doutorado Direto em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2011). Pós Doutorado (FAPESP) no Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP (2012 -2015). Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado e Doutorado, Universidade Guarulhos (UNG-SP). Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Saúde da Criança, Violência, Violência Doméstica Infantil, Necessidades em Saúde, Sistemas Classificatórios de Enfermagem, CIPE-CIPESC, Educação à distância (e-learning), Metodologia de pesquisa.

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade Guarulhos. Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP-SP) (2014) . Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela EEUSP (2007). Especialista em Práticas de Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP (2004). Bacharel em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente trabalha como Professor Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Guarulhos (UNG) e do Bacharelado da Faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP). Educador em Saúde Pública no Centro de Promoção da Saúde (CPS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Tem experiência na área de Educação e Promoção da Saúde, translação do conhecimento em saúde, modelos de aconselhamento, práticas pedagógicas na formação de recursos humanos, tecnologias educacionais e grupos de autocuidado apoiado na perspectiva do cuidado integral e centrado na pessoa.

Ana Claudia Giesbrecht Puggina, Universidade Guarulhos. Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Graduação (2003), Mestrado (2006), Doutorado (2011) e Pós-doc (2013) pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP). Fellowship no Coma Science Group da Universidade de Liege - Bélgica (2010). Atualmente é docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Guarulhos (UNG), professora adjunto da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Estudo e Pesquisa sobre Comunicação em Saúde. Experiência assistencial em Unidade de Terapia Intensiva e Organização de Procura de Órgãos, ambas no HC-FMUSP. Produção científica principalmente nos seguintes temas: Comunicação interpessoal, Desordens de consciência e Humanização.

 

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Alves, F. da C., Apostólico, M. R., Pina-Oliveira, A. A., & Puggina, A. C. G. (2018). IMPORTÂNCIA DE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO E APOIO INSTITUCIONAL NA SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIROS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25470

Edição

Seção

Artigo Original