ESTRESSE OCUPACIONAL EM ENFERMEIROS DA PEDIATRIA: MANIFESTAÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS

Autores

  • Janaína Mengal Gomes Fabri UERJ
  • Isabele da Rosa Noronha UERJ
  • Elias Barbosa Oliveira UERJ
  • Celia Caldeira Fonseca Kestenberg
  • Laila Maria Andrade Harbache
  • Isabela da Rosa Noronha UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25070

Resumo

Objetivo: verificar a presença de estresse ocupacional em enfermeiros da pediatria e analisar as manifestações físicas e psicológicas de estresse. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo, transversal realizado com 22 enfermeiros de unidades de internação pediátrica de um hospital público situado no município do Rio de Janeiro, Brasil. Para a caracterização da amostra, utilizou-se um instrumento estruturado; na verificação de estresse, o Inventário Sintomas de Stress (ISS-Lipp). Resultados: a amostra foi composta, majoritariamente, pelo sexo feminino, com mais de um vínculo empregatício, trabalhando em regime de turnos e cumprindo carga horária acima de 40 horas semanais. Identificou-se a presença de estresse na amostra, sendo as fases de exaustão e resistência as mais prevalentes diante das manifestações psicológicas e físicas verificadas. Conclusão: a amostra apresentou alto nível de estresse cujo adoecimento já se faz presente, considerando-se as manifestações na fase de exaustão.

Descritores: Enfermagem. Pediatria. Estresse ocupacional. Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Mengal Gomes Fabri, UERJ

Prof(a) Assistente de  Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental Faculdade de Enfermagem Rachel Haddock Lobo- FENF/UERJ. Mestre em Enfermagem e Saúde Mental (UFRJ).

Isabele da Rosa Noronha, UERJ

Acadêmica 9º.período Faculdade de Enfermagem Rachel Haddock Lobo- FENF/UERJ.

Elias Barbosa Oliveira, UERJ

Professor Associado em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (UERJ). Pós-Doutor em Álcool e Drogas (University of Toronto _ Center of Addiction and Mental Health). Doutor em Enfermagem (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Celia Caldeira Fonseca Kestenberg

Professora  Adjunta de Saúde Mental e Psiquiatria. Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da UERJ. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Laila Maria Andrade Harbache

Mestranda em Enfermagem e Saúde Mental. Faculdade de Enfermagem Rachel Haddock Lobo- FENF/UERJ. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva

 

Isabela da Rosa Noronha, UERJ

Acadêmica 7º.período Faculdade de Enfermagem Rachel Haddock Lobo- FENF/UERJ.

Publicado

2018-04-04

Como Citar

Gomes Fabri, J. M., Noronha, I. da R., Oliveira, E. B., Kestenberg, C. C. F., Harbache, L. M. A., & Noronha, I. da R. (2018). ESTRESSE OCUPACIONAL EM ENFERMEIROS DA PEDIATRIA: MANIFESTAÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25070

Edição

Seção

Artigo Original