EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: AÇÕES QUE INTEGRAM O PROCESSO EDUCATIVO DA ENFERMAGEM

Autores

  • Cristiane Trivisiol Arnemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudia Rosane Perico Lavich Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria
  • Amanda Lemos Mello Universidade Federal de Santa Maria.
  • Michele Raddatz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24719

Resumo

Objetivo: analisar as ações que integram o processo educativo de enfermeiros facilitadores de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde vinculado a um Hospital de Ensino. Método: pesquisa qualitativa, realizada em um hospital de ensino. Os dados foram coletados por meio de análise documental e grupo focal com oito enfermeiras e submetidos à análise temática. Resultados: o processo educativo de enfermeiros perpassa por ações vinculadas à educação em saúde, como grupo de usuários e familiares, escuta à beira do leito, consulta de enfermagem, bem como ações de educação permanente, que estão vinculados a reuniões com profissionais, capacitações e encontros coletivos. Conclusão: as ações que integram o processo educativo de enfermeiros facilitadores de um Núcleo de Educação Permanente vinculado a um hospital de ensino são transversais à Educação Permanente em Saúde, por meio da educação em serviço e da educação em saúde.
Descritores: Enfermagem. Educação continuada. Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Trivisiol Arnemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Doutorado Sanduíche na University of Toronto, em Toronto, Canadá pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde na UFRGS. Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM). Participa do Grupo de Estudos Culturais na Educação em Saúde e Enfermagem (UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade. 

Claudia Rosane Perico Lavich, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva neonatal do HUSM. Especialização em Enfermagem Intensiva Adulto, pediátrica e Neonatal pela Centro universitário Franciscano- UNIFRA (2001); Especialização em Gestão da Clínica para Hospitais SUS pela Fundação Cabral - Hospital Sírio Libanês SP (2009); Mestre do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM (2013). Atuou como enfermeiro assistencial na UTI RN do Hospital Universitário de Santa Maria (1995 a 2006) exercendo cargo de chefia no período de 2002 a 2004; 2010 a 2012. 

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Franciscano e Doutorado em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/RS. Coordenadora do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas da UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde" da UFSM/Santa Maria RS.

Amanda Lemos Mello, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria; Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde. Atualmente é Doutoranda do PPGEnf/UFSM, linha de pesquisa Cuidado e Educação em Enfermagem e Saúde, vinculada ao Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde da UFSM/Santa Maria (RS) sublinha Educação e Formação em Saúde. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro e Pesquisadora da Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE-RS); Membro do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Região Centro do Rio Grande do Sul.

Michele Raddatz, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS. Especialista em Saúde Pública e em Enfermagem do Trabalho. Possui Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Residência Integrada em Saúde (RIS/GHC/RS). Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFSM/RS). Aluna da Pós-Graduação nível Especialização de Gestão de Organização Pública em Saúde pela UAB/UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS/UFSM/RS). 

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Trivisiol Arnemann, C., Perico Lavich, C. R., Gomes Terra, M., Lemos Mello, A., & Raddatz, M. (2018). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: AÇÕES QUE INTEGRAM O PROCESSO EDUCATIVO DA ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24719

Edição

Seção

Artigo Original