VIVÊNCIAS DE PAIS E/OU CUIDADORES DE CRIANÇAS COM AUTISMO EM UM SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO

Autores

  • Diana da Silva Nobre Universidade Federal do Pará
  • Airle Miranda de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.22706

Resumo

Objetivo: desvelar as vivências trazidas por pais e/ou cuidadores de crianças com autismo em um serviço de Plantão Psicológico. Método: estudo descritivo, qualitativo de inspiração fenomenológica, realizado com seis pais/cuidadores em uma Organização não Governamental localizada em Belém, Pará, Brasil. Para a coleta de dados, foi realizada entrevista e versão de sentido. A análise dos dados foi realizada por meio da formação de eixos de significados, após análise dos pontos convergentes presentes nas versões de sentido. Resultados: encontrou-se a formação de três eixos de significação, a saber: “luto diante do diagnóstico de autismo”; “dificuldades com os cuidados com a criança” e “isolamento social”. Conclusão: as histórias e demandas que levaram os pais e/ou cuidadores de crianças com autismo a procurar o plantão psicológico apresentaram singularidades, contudo o luto diante do diagnóstico, as dificuldades com os cuidados com as crianças e o isolamento social foram eixos comuns que compartilharam.
Descritores: Psicologia clínica. Transtorno autístico. Cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana da Silva Nobre, Universidade Federal do Pará

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Especialista em Gestão de Pessoas pela PUC Minas. Mestranda em Psicologia pela UFPA.

Airle Miranda de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutora Ciências Médicas pela UNICAMP, Prof. Dr. Associado da Universidade Federal do Pará do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-IFCH. Coordenadora do Laboratório de Estudos do Luto e Saúde –LAELS.

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Nobre, D. da S., & Souza, A. M. de. (2018). VIVÊNCIAS DE PAIS E/OU CUIDADORES DE CRIANÇAS COM AUTISMO EM UM SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.22706

Edição

Seção

Artigo Original