ASSOCIAÇÃO ENTRE RISCO DE QUEDAS E USO DE MEDICAMENTOS EM PESSOAS IDOSAS

Autores

  • Bibiane Moura da Rosa. Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Daiane Porto Gautério Abreu Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Silvana Sidney Costa Santos Universidade Federal do Rio Grande(FURG)
  • Bárbara Tarouco da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Silomar Ilha Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Nidia Farias Fernandes Martins Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22410

Palavras-chave:

Idoso. Acidentes por quedas. Uso de medicamentos. Enfermagem.

Resumo

Objetivo: verificar a associação entre o risco de quedas e o uso de medicamentos em pessoas idosas. Método: estudo transversal realizado no setor de atendimento ambulatorial de um hospital universitário do sul do Brasil, com 99 pessoas idosas. A coleta ocorreu em outubro de 2013, por meio de entrevista na qual foram utilizados: um instrumento de caracterização sociodemográfica, o Miniexame do Estado Mental e a Escala de Risco de Quedas de Downton. Foram realizadas análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: evidenciou-se que 55,6% das pessoas idosas apresentaram alto risco para quedas. Houve associação estatística entre o uso de medicamentos para o sistema cardiovascular e nervoso central e o risco de quedas. Houve diferença significativa entre o número de medicamentos utilizados por pessoas idosas com alto e com baixo risco de quedas. Conclusão: o risco de quedas apresenta associação com número de medicamentos e com as classes medicamentosas utilizadas pelas pessoas idosas.
Descritores: Idoso. Acidentes por quedas. Uso de medicamentos. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiane Moura da Rosa., Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Enfermeira Especialista em Saúde do Idoso. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Daiane Porto Gautério Abreu, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Silvana Sidney Costa Santos, Universidade Federal do Rio Grande(FURG)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Bolsista de produtividade do CNPq.

Bárbara Tarouco da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Silomar Ilha, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Enfermeiro. Doutor em enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Nidia Farias Fernandes Martins, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Enfermeira Especialista em Saúde da Família. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Publicado

2018-01-25

Como Citar

Rosa., B. M. da, Abreu, D. P. G., Santos, S. S. C., Silva, B. T. da, Ilha, S., & Martins, N. F. F. (2018). ASSOCIAÇÃO ENTRE RISCO DE QUEDAS E USO DE MEDICAMENTOS EM PESSOAS IDOSAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22410

Edição

Seção

Artigo Original