ENSINO DA TANATOLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v32.20888Palavras-chave:
Tanatologia, Educação em Enfermagem, Bioética.Resumo
Objetivo: identificar a temática tanatologia nos componentes curriculares de cursos de graduação em Enfermagem. Método: pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória e de base documental. As fontes foram o projeto pedagógico e a matriz curricular disponibilizadas nos websites de Instituições de Ensino Superior da Bahia segundo critérios: curso presencial ativo em 2015 e reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura. Resultados: das 31 instituições cadastradas, 5 eram públicas, e 24 privadas, 4 possuíam disciplina de Tanatologia. O contato inicial com a Tanatologia dava-se no 3º semestre (37% das Instituições), 2º semestre (31%), 1º e 4º semestres (13,8%). Nenhum website exibia todas as informações, sendo a matriz curricular o documento mais disponibilizado (68,9%). Conclusão: o número de instituições que incluíam em seus currículos a abordagem da tanatologia desde o princí- pio da formação de enfermeiros ainda era reduzido, mesmo que seja importante, por estabelecer relacionamento próximo às pessoas e famílias nos processos de morte e morrer.
Descritores: Tanatologia. Educação em Enfermagem. Bioética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).