CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA E TABAGISMO EM HOMENS HIPERTENSOS

Autores

  • Fernanda Carneiro Mussi Universidade Federal da Bahia.
  • Pollyana Pereira Portela Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Larissa Emily Santos Barretto Universidade Federal da Bahia.
  • Glicia Gleide Gonçalves Gama
  • Andreia Santos Mendes
  • Tássia Teles de Santana Macêdo

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.20383

Palavras-chave:

Hipertensão, Saúde do Homem, Fatores de Risco.

Resumo

Objetivo: caracterizar o consumo de bebida alcoólica e tabagismo em homens hipertensos. Método: trata-se de estudo transversal, com amostra de conveniência, sendo 130 homens entrevistados. Dados analisados em percentuais, médias e desvio padrão. Resultados: a média de idade foi de 58,32 (dp=9,99). Predominaram casados, negros, baixa classe socioeconômica, ensino fundamental completo/incompleto, ativos profissionalmente. Observou-se que 37,7% eram fumantes passivos, 34,6% ex-tabagistas e 7,7% fumavam, predominando o uso de cigarro. Consumiam bebida alcoólica 52,3% dos homens, os demais nunca consumiram (18,5%) ou haviam parado (29,2%). Maior proporção consumia cerveja, bebidas destiladas e vinho, sendo o uso maior no final de semana (cerveja 32,4% vs 94,15; destilada 13,2% vs 22,0% e vinho 10,3% vs 17,6%) e excessivo para 67,6% dos homens. Conclusão: houve proporção elevada de fumantes passivos e consumo excessivo de álcool no final de semana. Uma proposta terapêutica compartilhada deve combater esses fatores de risco junto aos homens.

Descritores: Hipertensão. Saúde do homem. Fatores de risco. Abuso de álcool. Tabagismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Carneiro Mussi, Universidade Federal da Bahia.

Doutora em Enfermagem. Professora Associada III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa, Extensão, Criação e Inovação da Escola de Enfermagem da UFBA. Pesquisadora UFBA de Produtividade CNPQ - 2012/2013 e 2015. 

Pollyana Pereira Portela, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia Residente em Enfermagem Intensiva pela Universidade do Estado da Bahia. Professora auxiliar da UEFS. Membro do Grupo Interdisciplinar sobre o Cuidado à Saúde Cardiovascular - GISC da UFBA.

Larissa Emily Santos Barretto, Universidade Federal da Bahia.

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal da Bahia.

Glicia Gleide Gonçalves Gama

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente II da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Enfermeira da CEPE/HUPES da Universidade Federal da Bahia. 

Andreia Santos Mendes

Mestra pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar sobre o Cuidado à Saúde Cardiovascular (GISC)/UFBA; Enfermeira Assistencial do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) - Unidade de Cirurgia Torácica e Cardiovascular e Integrante da Comissão de Educação Permanente em Enfermagem (CEPE) do HUPES.

Tássia Teles de Santana Macêdo

Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2013). Membro do Grupo Interdisciplinar sobre o Cuidado à Saúde Cardiovascular - GISC da UFBA. Professora assistente do Curso de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Professora de metodologia científica e supervisora de estágio da Pós Graduação de Enfermagem do Trabalho da EBMSP.

Publicado

2018-03-20

Como Citar

Mussi, F. C., Portela, P. P., Santos Barretto, L. E., Gonçalves Gama, G. G., Mendes, A. S., & de Santana Macêdo, T. T. (2018). CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA E TABAGISMO EM HOMENS HIPERTENSOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.20383

Edição

Seção

Artigo Original