DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM ENTRE USUÁRIOS DE ANTICOAGULANTE ORAL ACOMPANHADOS EM AMBULATÓRIO

Autores

  • Daiana de Freitas Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Kelly Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • João Lucas Campos de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Ariana Rodrigues da Silva Carvalho Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Cláudia Ross Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.20356

Palavras-chave:

Diagnóstico de enfermagem, Anticoagulantes, Ambulatório hospitalar, Processos de enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar o perfil sociodemográfico e clínico, bem como principais diagnósticos de enfermagem entre usuários de anticoagulantes de uso oral acompanhados em ambulatório. Método: pesquisa descritiva, transversal de abordagem quantitativa. Realizada com 128 usuários elegíveis acompanhados em ambulatório de hospital universitário público do Paraná, Brasil. Foram coletadas, em consulta de enfermagem e fonte documental, variáveis sociodemográficas e clínicas, bem como identificados diagnósticos de enfermagem segundo taxonomia da NANDAInternational. Resultados: a amostra foi predominantemente idosa; casada; de baixa escolaridade; com indicação de anticoagulação oral por fibrilação atrial e trombose venosa profunda; com adequado tempo médio de coagulação, expresso pela Razão Normalizada Internacional. Os cinco diagnósticos de enfermagem elencados pertenciam às classes de respostas cardiovasculares/pulmonares; infecção; ingestão; e controle da saúde. Conclusão: os diagnósticos de enfermagem identificados coadunam-se ao perfil clínico dos usuários de anticoagulantes de uso oral acompanhados em ambulatório, o que reflete um cenário mais focado nas questões orgânico-funcionais, ainda que a necessidade de melhor controle da própria saúde e de domínio da promoção de saúde tenham emergido em menor proporção.

Descritores: Diagnóstico de enfermagem. Anticoagulantes. Ambulatório hospitalar. Processos de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana de Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Enfermeira. Especialista, na modalidade de Residência, em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Kelly Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Enfermeira. Especialista, na modalidade de Residência, em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

João Lucas Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Enfermeiro. Mestre e Douorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente colaborador dos cursos de Graduação em Enfermagem e Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora adjunta ao Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora adjunta ao Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Cláudia Ross, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Enfermeira. Doutora em Microbiologia. Professora adjunta ao Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Publicado

2017-10-27

Como Citar

de Freitas, D., Ribeiro, K., Campos de Oliveira, J. L., Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos, F., Rodrigues da Silva Carvalho, A., & Ross, C. (2017). DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM ENTRE USUÁRIOS DE ANTICOAGULANTE ORAL ACOMPANHADOS EM AMBULATÓRIO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i3.20356

Edição

Seção

Artigo Original