TIPOS E FINALIDADES DA SIMULAÇÃO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Allyne Fortes Vitor Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • José Carlos Amado Martins Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESENFC - Coimbra - Portugal - Universidade de Coimbra
  • Marília Souto de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.16589

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Simulação, Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura de publicações no período 2010-2015. Dos 2.095 estudos encontrados, 9 foram selecionados para análise mediante os critérios de inclusão. Resultados: os estudos encontram-se distribuídos em 8 periódicos; o ano de 2014 apresentou o maior número de publicações (33,3%). Da análise qualitativa emergiram duas categorias: tipos de simulação usadas no ensino de graduação em enfermagem; a simulação e a aquisição de competências e habilidades. Quanto aos tipos de simulação, as baseadas em computador são mais frequentemente utilizadas. As finalidades são diversas e perpassam o desenvolvimento de competências clínicas, cuidados materno, neonatal e infantil, registro, diagnósticos e intervenções de enfermagem, pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Conclusão: os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem identificados sinalizam a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino e aprendizagem na formação de enfermeiros.

Descritores: Educação em Enfermagem; Simulação; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeiro. Especialista em Vigilância Sanitária. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio da Educação em Enfermagem - UFRN. raphaelraniere@hotmail.com

Soraya Maria de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Allyne Fortes Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

José Carlos Amado Martins, Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESENFC - Coimbra - Portugal - Universidade de Coimbra

Enfermeiro. Doutor em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto na Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESENFC - Coimbra - Portugal.

Marília Souto de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Bolsista de Iniciação Científica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Publicado

2016-09-16

Como Citar

Costa, R. R. de O., Medeiros, S. M. de, Vitor, A. F., Lira, A. L. B. de C., Martins, J. C. A., & Araújo, M. S. de. (2016). TIPOS E FINALIDADES DA SIMULAÇÃO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i3.16589

Edição

Seção

Revisão