ADESÃO DE PACIENTES AO TRATAMENTO COM ANTINEOPLÁSICOS ORAIS: FATORES INFLUENTES

Autores

  • Ana Gabriela Silva Universidade Federal de São João Dei Rei- Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
  • Cissa Azevedo Universidade Federal de São João Dei Rei- Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
  • Luciana Regina Ferreira da Mata Universidade Federal de São João Dei Rei- Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
  • Christiane Inocêncio Vasques Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Brasília (UnB).

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.16428

Palavras-chave:

Neoplasias, Antineoplásicos, Enfermagem, Aceitação pelo paciente de cuidados de saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar a adesão de pacientes aos tratamentos antineoplásicos orais e identificar os fatores que a influenciam. Método: estudo quantitativo, prospectivo, de delineamento não experimental, realizado entre julho de 2013 e janeiro de 2014, em um hospital oncológico no interior do estado de Minas Gerais, Brasil. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico e clínico, escala Medida de Adesão ao Tratamento e Questionário dos Fatores que podem Influenciar a Adesão ao Tratamento. Os dados foram submetidos a estatística descritiva e testes de correlação entre variáveis. Resultados: a média de adesão foi de 6,02 ± 0,8 pontos, e seis (4,9%) pacientes se mostraram não aderentes ao tratamento. Os fatores que mais dificultaram a adesão foram: dificuldade para a aquisição do antineoplásico (36,1%) e utilização de muitos medicamentos (14,8%). Conclusão: a taxa de adesão ao uso de antineoplásicos orais é alta, entretanto ainda há muitos fatores que dificultam a adesão e a continuidade do tratamento.


Descritores: Neoplasias; Antineoplásicos; Enfermagem; Aceitação, pelo Paciente, de Cuidados de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Silva, Universidade Federal de São João Dei Rei- Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil.  Contribuições: concepção e projeto, análise e interpretação dos dados, redação do artigo e revisão crítica relevante do conteúdo intelectual.

Cissa Azevedo, Universidade Federal de São João Dei Rei- Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Enfermeira. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil. Contribuições: concepção e projeto, análise e interpretação dos dados, redação do artigo e revisão crítica relevante do conteúdo intelectual. Endereço para correspondência: Av. Sebastião Gonçalves Coelho, 400, Bairro Chanadour, CEP 35504-296 ― Divinópolis (MG), Brasil.

Luciana Regina Ferreira da Mata, Universidade Federal de São João Dei Rei- Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Professora Adjunto II da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Divinópolis (MG), Brasil. Contribuições: concepção e projeto, análise e interpretação dos dados, redação do artigo e revisão crítica relevante do conteúdo intelectual.

Christiane Inocêncio Vasques, Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Brasília (UnB).

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Professora Adjunta III do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil. Contribuições:  revisão crítica relevante do conteúdo intelectual e aprovação final da versão a ser publicada.

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Silva, A. G., Azevedo, C., da Mata, L. R. F., & Vasques, C. I. (2017). ADESÃO DE PACIENTES AO TRATAMENTO COM ANTINEOPLÁSICOS ORAIS: FATORES INFLUENTES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.16428

Edição

Seção

Artigo Original