CUIDADO PÓS-TRANSFUSIONAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Autores

  • Estefânia de Oliveira Cherem Universidade Federal Fluminense
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense
  • Diego Pereira Rodrigues EEAAC/UFF
  • Juliana Vidal Vieira Guerra EEAAC/UFF
  • Fernanda Dalabella Lisboa Souza Hospital Sofia Feldman
  • Vivian Linhares Maciel EEAAC/UFF

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.16338

Palavras-chave:

Transfusão de sangue. Enfermagem neonatal. Cuidados de enfermagem. Unidades de terapia intensiva neonatal

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento dos enfermeiros acerca dos cuidados de enfermagem no processo pós-transfusional na unidade de terapia intensiva neonatal. Método: estudo qualitativo realizado em dois hospitais da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Foram entrevistadas 35 enfermeiras. A análise de conteúdo na modalidade temática resultou na categoria: O cuidado de enfermagem no processo pós-transfusional na terapia sanguínea: conhecimentos do enfermeiro. Resultados: as enfermeiras têm conhecimento da importância da aferição e do registro dos sinais vitais, da manutenção do acesso venoso periférico após a transfusão sanguínea, do adequado descarte da bolsa de sangue e do equipamento da terapêutica, mas desconhecem a necessidade do registro de enfermagem previsto na legislação que trata do assunto. Conclusão: as enfermeiras possuem conhecimento satisfatório em alguns pontos do processo pós-transfusional, mas desconhecem alguns passos exigidos pelas legislações para a prática transfusional.

Descritores: Transfusão de Sangue; Enfermagem Neonatal; Cuidados de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estefânia de Oliveira Cherem, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Saúde Materno Infantil, Universidade Federal Fluminense. Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Sofia Feldman, Minas Gerais, Brasil.

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. 

Diego Pereira Rodrigues, EEAAC/UFF

Mestre em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de pesquisa Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense. Vice-presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Juliana Vidal Vieira Guerra, EEAAC/UFF

Mestranda em Saúde Materno Infantil, Universidade Federal Fluminense. Nutricionista da Prefeitura Municipal de São João da Barra. Rio de Janeiro, Brasil

Fernanda Dalabella Lisboa Souza, Hospital Sofia Feldman

Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Enfermeira, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Sofia Feldman, Minas Gerais, Brasil.

Vivian Linhares Maciel, EEAAC/UFF

Enfermeira, especialista em Enfermagem Obstétrica. Professora do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, Brasil.

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Cherem, E. de O., Alves, V. H., Rodrigues, D. P., Guerra, J. V. V., Souza, F. D. L., & Maciel, V. L. (2016). CUIDADO PÓS-TRANSFUSIONAL NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.16338

Edição

Seção

Artigo Original