EXERCÍCIO DA LIDERANÇA DO(A) ENFERMEIRO(A) EM UNIDADES ONCOLÓGICAS

Autores

  • Camila Neves da Silva
  • Simone Coelho Amestoy Universidade Federal da Bahia
  • Isabel Cristina de Oliveira Arrieira Universidade Católica de Pelotas
  • Rosani Manfrin Muniz Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Cristina Pretto Báo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15173

Palavras-chave:

Enfermagem, Liderança, Oncologia, Serviços de saúde

Resumo

Objetivo: conhecer o exercício da liderança de enfermeiro(a)s que trabalham em unidades oncológicas. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu entre maio e junho de 2015, mediante entrevistas narrativas, submetidas à análise temática. Resultados: os participantes entendem a liderança como uma habilidade essencial ao enfermeiro que trabalha em oncologia, visto que facilita o gerenciamento do cuidado, da equipe e do serviço. Como elementos que dificultam a liderança, emergiram a evolução da doença e a repercussão dos seus agravos, a falta de apoio emocional e psicológico ao trabalhador e a existência de conflitos no ambiente de trabalho. O trabalho multiprofissional foi citado como um fator que facilita o exercício da liderança. Dentre as estratégias, destacaram reuniões e capacitações da equipe. Conclusão: o(a)s enfermeiro(a)s exercem uma liderança compartilhada em unidades oncológicas, por meio do estabelecimento de relações democráticas com os integrantes da equipe de enfermagem e multiprofissional.

Descritores: Enfermagem; Liderança; Oncologia; Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Neves da Silva

Enfermeira. Egressa da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia

Isabel Cristina de Oliveira Arrieira, Universidade Católica de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas. Docente da Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul.

Rosani Manfrin Muniz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul.

Ana Cristina Pretto Báo, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Mestranda do programa de pós graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Gestão de Riscos e Segurança Hospitalar.

Publicado

2016-06-15

Como Citar

da Silva, C. N., Amestoy, S. C., de Oliveira Arrieira, I. C., Muniz, R. M., & Báo, A. C. P. (2016). EXERCÍCIO DA LIDERANÇA DO(A) ENFERMEIRO(A) EM UNIDADES ONCOLÓGICAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15173

Edição

Seção

Artigo Original