PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v1i1.14500Palavras-chave:
Avaliação Educacional. Educação em Enfermagem. Estratégias.Resumo
Objetivo: analisar a percepção de mestrandos em enfermagem sobre o uso de portfólios como estratégia de avaliação da aprendizagem. Metodologia: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa cujos dados foram analisados com base na Proposta Operativa, desenvolvida a partir da experiência de estudantes do Mestrado
em Enfermagem, da Faculdade de Enfermagem (FAEN), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos anos de 2012 e 2013. Resultados: os estudantes revelaram dificuldades na elaboração do portfólio, contudo a relação dialógica e avaliação por competência/formativa, características inerentes a esta metodologia, proporcionaram a superação de dificuldades e potencialização das facilidades. Conclusão: o portfólio reflexivo mostrou-se uma poderosa estratégia avaliativa que permitiu a (re)elaboração do conhecimento, com estímulo ao desenvolvimento da autonomia, da liberdade e da conscientização do sujeito na busca pelo conhecimento.
Descritores: Educação; Avaliação educacional; Educação em enfermagem.
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