PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA

Autores

  • Juleandrea Bido Cesário Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mara Regina Rosa Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Renon Bruno Fernandes Dias Universidade Federal de Mato Grosso
  • Alexandra de Paula Rothebarth Universidade Federal de Mato Grosso
  • Luciana Portes de Souza Lima Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v1i1.14500

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. Educação em Enfermagem. Estratégias.

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de mestrandos em enfermagem sobre o uso de portfólios como estratégia de avaliação da aprendizagem. Metodologia: estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa cujos dados foram analisados com base na Proposta Operativa, desenvolvida a partir da experiência de estudantes do Mestrado
em Enfermagem, da Faculdade de Enfermagem (FAEN), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos anos de 2012 e 2013. Resultados: os estudantes revelaram dificuldades na elaboração do portfólio, contudo a relação dialógica e avaliação por competência/formativa, características inerentes a esta metodologia, proporcionaram a superação de dificuldades e potencialização das facilidades. Conclusão: o portfólio reflexivo mostrou-se uma poderosa estratégia avaliativa que permitiu a (re)elaboração do conhecimento, com estímulo ao desenvolvimento da autonomia, da liberdade e da conscientização do sujeito na busca pelo conhecimento.


Descritores: Educação; Avaliação educacional; Educação em enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juleandrea Bido Cesário, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo GEFOR – Grupo de Pesquisa sobre Educação e Formação em Saúde e Enfermagem. juleandreabc@hotmail.com

Mara Regina Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo. Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo GEFOR – Grupo de Pesquisa sobre Educação e Formação em Saúde e Enfermagem. mrrribeiro10@gmail.com

Renon Bruno Fernandes Dias, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem. Membro do Grupo GEFOR – Grupo de Estudos sobre Educação e Formação em Saúde e Enfermagem. brunorenon1980@hotmail.com

Alexandra de Paula Rothebarth, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo GEFOR – Grupo de Pesquisa sobre Educação e Formação em Saúde e Enfermagem. ale_rothebarth@hotmail.com

Luciana Portes de Souza Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo GEFOR – Grupo de Pesquisa sobre Educação e Formação em Saúde e Enfermagem. lu_souz@hotmail.com

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Cesário, J. B., Ribeiro, M. R. R., Dias, R. B. F., Rothebarth, A. de P., & Lima, L. P. de S. (2016). PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(1), 356–364. https://doi.org/10.18471/rbe.v1i1.14500

Edição

Seção

Artigo Original