PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E REPRODUTIVO DE MULHERES COM HISTÓRIA DE ABORTO

Autores

  • Millani Souza de Almeida Universidade Federal da Bahia
  • Edméia de Almeida Cardoso Coelho Universidade Federal da Bahia
  • Priscylla Helena Alencar Falcão Sobral Universidade Federal de Pernambuco
  • Luana Stela de Araújo Castro Instituto Cardio Pulmonar da Bahia/Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v29i4.14426

Palavras-chave:

Aborto, Gravidez não planejada, Estratégia de Saúde da Família, Saúde da mulher, Enfermagem

Resumo

O aborto é frequente, sobretudo em contextos que restringem escolhas reprodutivas livres e informadas. Objetivou-se descrever as características socioeconômicas e reprodutivas de gestantes com aborto anterior ou tentativa na gravidez atual em área de cobertura da ESF. Estudo descritivo, transversal, realizado com 191 gestantes. Desenvolveu-se análises descritivas mediante uso de tabelas bivariadas. Utilizou-se o Microsoft Access v.2002 e o Software STATA v.8.0 para constituir a base de dados e analisá-los. 23,7% das mulheres relataram aborto prévio e 9% tentaram abortar na gestação atual. Para os dois grupos de mulheres, destacaram-se aquelas com 20 anos e mais, casadas/união estável, pardas, católicas/sem religião, menos escolarizadas e as donas de casa; com sexarca anterior aos 20 anos, mais de três filhos, na terceira ou mais gestações, com gravidez não planejada e sem uso de contraceptivo. O aborto se apresenta como saída para uma trajetória reprodutiva mal planejada, principalmente em contextos de vulnerabilidade socioeconômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Millani Souza de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestranda pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Grupo de Estudo sobre Saúde da Mulher (GEM). Foi integrante da Liga Acadêmica de Cuidados Críticos de Enfermagem (LACCE-UFBA), durante o ano de 2012. Intercâmbio na Universidad de Valladolid, pelo programa Ciências sem Fronteiras, em 2012 e 2013.  

Edméia de Almeida Cardoso Coelho, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2001). Professora Associada da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do GEM- Grupo de Estudos sobre a Saúde da Mulher da Escola de Enfermagem da UFBA. 

Priscylla Helena Alencar Falcão Sobral, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira pela Universidade Estadual de Pernambuco.  Especialista em Cuidado Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo e em Urgência e Emergência pelo Instituto Nacional de Teologia Aplicada. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Professora Auxiliar do curso de Bacharelado em Enfermagem na Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina-PE. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, Gênero, Saúde e Enfermagem (GEM) da Universidade Federal da Bahia. 

Luana Stela de Araújo Castro, Instituto Cardio Pulmonar da Bahia/Universidade Federal da Bahia

Enfermeira do Centro cirúrgico e CME do Instituto Cardio Pulmonar da Bahia. Foi integrante do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Mulher, Gênero e Saúde (GEM-UFBA). Pós-graduada em Centro cirúrgicopela Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Souza de Almeida, M., de Almeida Cardoso Coelho, E., Alencar Falcão Sobral, P. H., & de Araújo Castro, L. S. (2015). PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E REPRODUTIVO DE MULHERES COM HISTÓRIA DE ABORTO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 29(4), 296–306. https://doi.org/10.18471/rbe.v29i4.14426

Edição

Seção

Artigo Original