MATERNIDADE EM SITUAÇÃO DE PRISÃO

Autores

  • Alba Maria Bomfim de França Universidade Federal de Alagoas
  • Jovânia Marques de Oliveira e Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v29i4.14026

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde da Mulher, Prisões, Gestação, Relações mãe-filho

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa que objetiva identificar os aspectos relacionados à maternidade da mulher em situação de prisão segundo evidências da literatura científica. A busca dos artigos foi realizada em cinco bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), tendo como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas inglês, espanhol e português, que respondessem a questão norteadora, com textos completos e gratuitos. Após leituras seguidas do material identificado, foram selecionados 10 artigos para análise. A estes aplicou-se a classificação do nível hierárquico de evidência de Melnyk; Fineout-Overholt. Os resultados obtidos apontaram que ainda são poucos os estudos e as pesquisas publicadas sob a temática da mulher em situação de prisão que vivencia a maternidade em reclusão e que a assistência as mesmas encontra-se deficiente, conforme todos os artigos encontrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Maria Bomfim de França, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira Obstetra, mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - PPGENF/UFAL.

Jovânia Marques de Oliveira e Silva, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - PPGENF/UFAL.

Publicado

2015-12-17

Como Citar

França, A. M. B. de, & Silva, J. M. de O. e. (2015). MATERNIDADE EM SITUAÇÃO DE PRISÃO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 29(4), 411–420. https://doi.org/10.18471/rbe.v29i4.14026

Edição

Seção

Revisão