CONHECIMENTO DE MULHERES QUILOMBOLAS SOBRE O CÂNCER DO COLO UTERINO

Autores

  • Elionara Teixeira Boa Sorte Universidade Federal da Bahia
  • Enilda Rosendo do Nascimento Universidade Federal da Bahia
  • Sílvia Lúcia Ferreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v1i1.13594

Palavras-chave:

Conhecimento, Câncer do colo uterino, Mulher quilombola, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever o conhecimento de mulheres quilombolas sobre o câncer de colo uterino. Metodologia: estudo desenvolvido em comunidade quilombola, localizada no estado da Bahia. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e oficina feminista, no período de julho a setembro de 2014. Resultados: as mulheres demonstraram dificuldade de entendimento sobre a doença e sua localização, sendo identificada como perigosa, feia e que mata; associada ao uso de pílulas anticoncepcionais, à não observância de cuidados tradicionais em relação ao parto, pós-parto e ao exercício livre da sexualidade pelas jovens. Conclusão: ficou evidente o desconhecimento das participantes sobre seu próprio corpo e sobre a etiopatogenia do câncer de colo uterino, mostrando a necessidade e a importância do estabelecimento de atividades educativas participativas.

Descritores: Conhecimento; Neoplasias do colo do útero; Saúde da mulher; Grupo com ancestrais do continente
africano; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elionara Teixeira Boa Sorte, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia (UFBA). Integrante do GEM - raça e etnia. 

Enilda Rosendo do Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher, Enfermagem, Gênero, Raça e Etnia - UFBA (GEM - raça e etnia) e Pesquisadora do GEM. 

Sílvia Lúcia Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da UFBA. Líder do GEM - Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, Gênero, Saúde e Enfermagem - UFBA.

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Boa Sorte, E. T., do Nascimento, E. R., & Ferreira, S. L. (2016). CONHECIMENTO DE MULHERES QUILOMBOLAS SOBRE O CÂNCER DO COLO UTERINO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(1), 325–334. https://doi.org/10.18471/rbe.v1i1.13594

Edição

Seção

Artigo Original