AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DO WHOQOL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Rebeca Coelho de Moura Angelim
  • Thaisa Remigio Figueiredo
  • Pábula Parente Correia
  • Simone Maria Muniz da Silva Bezerra
  • Rosilene Santos Baptista
  • Fátima Maria da Silva Abrão

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v29i4.11857

Palavras-chave:

Enfermagem. Qualidade de vida. Bibliometria. WHOQOL.

Resumo

Este artigo objetivou investigar a produção científica no campo da enfermagem relacionada a utilização do instrumento WHOQOL para avaliar a qualidade de vida. Foram selecionados 48 artigos através da busca on-line no site da Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando-se os termos Enfermagem, WHOQOL e WHOQOL-bref associados, disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol, nos últimos 10 anos. Os resultados apontaram que a Revista da Escola de Enfermagem da USP foi o periódico com maior quantitativo de produções dentre a seleção, apresentando 10 publicações. Dentre a amostra selecionada houve a predominância de artigos publicados no idioma português (78,2%) e na base de dados MEDLINE (31,5%). Quanto ao instrumento, 91,7% dos estudos utilizou o WHOQOL-bref. Este estudo aponta para a necessidade em realizar novas pesquisas para avaliar a qualidade de vida, não estando saturados os estudos voltados a esta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Coelho de Moura Angelim

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Recife, PE, Brasil.

Thaisa Remigio Figueiredo

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Recife, PE, Brasil.

Pábula Parente Correia

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Recife, PE, Brasil.

Simone Maria Muniz da Silva Bezerra

Enfermeira. Doutorado em Ciências. Professora Adjunta do Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Recife, PE, Brasil.

Rosilene Santos Baptista

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem. Professora Adjunta do Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Recife, PE, Brasil.

Fátima Maria da Silva Abrão

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem. Coordenadora e Professora do Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Recife, PE, Brasil.

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Angelim, R. C. de M., Figueiredo, T. R., Correia, P. P., Bezerra, S. M. M. da S., Baptista, R. S., & Abrão, F. M. da S. (2015). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DO WHOQOL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 29(4), 400–410. https://doi.org/10.18471/rbe.v29i4.11857

Edição

Seção

Revisão