FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Cláudia Geovana da Silva Pires UFBA
  • Sheila Queiroz Rios de Azevedo UNIFACS
  • Fernanda Carneiro Mussi UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v28i3.10483

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem. Fatores de risco. Antropometria. Doenças Cardiovasculares.

Resumo

O presente estudo objetivou descrever a elaboração de procedimentos metodológicos para avaliação de Fatores de risco cardiovascular (FRCV) em estudantes de graduação em enfermagem ingressantes e concluintes do curso. Trata-se de um estudo descritivo, que consistiu na elaboração dos procedimentos de coleta de dados para o planejamento da pesquisa “Fatores de risco cardiovascular entre estudantes de graduação em enfermagem”. Foram encontradas dificuldades para o preparo e realização da coleta dos dados em estudantes de enfermagem, tais como: extensão dos instrumentos, pouca disponibilidade de tempo por parte da(o)s estudantes no turno das aulas (matutino), pouco tempo disponibilizado pelas professoras, para não comprometer o conteúdo das aulas e o planejamento proposto para o componente curricular no semestre.Os procedimentos descritos foram subsidiados pela literatura sobre FRCV e contribuíram para assegurar a confiabilidade dos dados coletados com os participantes do estudo, servindo de orientação para outras investigações.

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Biografia do Autor

Cláudia Geovana da Silva Pires, UFBA

Professora Adjunta I da EEUFBA. Doutora em Enfermagem pela EEUFBA

Sheila Queiroz Rios de Azevedo, UNIFACS

Graduada em Enfermagem pela UNIFACS

Fernanda Carneiro Mussi, UFBA

Professora Associada III da EEUFBA. Doutora em Enfermagem pela EEUSP. Líder do Grupo Interdisciplinar sobre o Cuidado à Saúde Cardiovascular

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Pires, C. G. da S., Azevedo, S. Q. R. de, & Mussi, F. C. (2014). FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 28(3). https://doi.org/10.18471/rbe.v28i3.10483

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso