Resumos/Abstracts

Autores

  • Leonardo Vincenzo Boccia Universidade Federal da Bahia Instituto dr Humanidades, Artes e Ciências

Resumo

Resumos/Abstracts 

 

LEITURAS DA COMPOSIÇÃO SOMÁTICO-DIGITAL CULTURAS E SONORIDADES

Leonardo V. Boccia

Resumo: Este artigo volta-se para a complexidade da criação somático-digital e sua (de-) codificação no mundo contemporâneo. O entrelaçamento de modalidades diversas na composição de textos acadêmicos — procedimentos sempre mais usados para favorecer a convergência de arquivos digitais em diversas plataformas de mídia — é aqui lançado como desafio intermodal, i.e., ensaios e tentativas para superar os limites impostos por cada modo de composição, sejam estes escritos, audiovisuais, sonoros ou gestuais. Com este artigo, procuro dialogar com flexibilidade interdisciplinar acerca do surgimento de novos formatos para documentos acadêmicos. Partindo da interação de modos visuais e sonoros agregados à escrita criam-se desafios intermodais que vão para além do texto quando alcançam as plataformas da mídia digital e a rede mundial de computadores.

Abstract: This article turns to the complexity of somatic-digital creations and its (de-) coding in the contemporary world. The interweaving of different modalities in the composition of academic texts — procedures always more used to promote the convergence of digital files on various media platforms — is here launched as intermodal challenge, i.e., rehearsal and attempts to overcome limitations imposed by each mode of composition, whether written, audiovisual, sound or gesture. With this article, I try to dialogue with interdisciplinary flexibility about the emergence of new formats for academic documents. Starting from the interaction of visual and audio modalities added to the written texts, it creates intermodal challenges that go beyond the text when they reach the digital media platforms and World Wide Web.

Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. E-mail: lvboccia@ufba.br

 

O USO DE MÚLTIPLAS PLATAFORMAS MIDIÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS COLABORATIVOS: UMA ANÁLISE DO CASO hitRECord

Natalia Coimbra de Sá

Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa exploratória sobre a hitrECord – uma produtora cultural participativa criada pelo ator/diretor/ produtor Joseph Gordon-Levitt que se iniciou como uma comunidade online de projetos colaborativos. Este trabalho é parte de um estudo mais amplo que tem por objetivo mapear e analisar exemplos de sucesso de comunidades online pelo mundo que estimulam processos de criação participatórios e desafiam as formas de produção tradicionais da indústria cultural e do entretenimento. Nesta primeira comunicação de pesquisa, são apresentados os estágios de transformação da hitrECord desde sua origem até os dias atuais, através de uma perspectiva sobre o perfil midiático de seu fundador “regular Joe” e como este desempenhou um papel de destaque para o seu desenvolvimento.

Abstract: This paper is the result of an exploratory research I have conducted on hitrECord – a collaborative production company created by actor/ director/producer joseph gordon-Levitt that started as a non-professional online crowdsourcing community. The research on hitrECord is part of a broader study that aims to map and analyze successful examples of worldwide online communities fostering participatory and creative processes that challenge traditional entertainment forms of production. however, in this first communication, I present a perspective on how his socially mediated public persona “regularjoE” plays a key role in its development. Keywords: social media; online community; crowdsourcing; participatory culture; entertainment business.

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do departamento de Ciências humanas I (Salvador) da universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: natalia.coimbra@gmail.com

 

A MULTIMODALIDADE TECNO-COMUNICACIONAL NAS INTERFACES DO CORPO EXPANDIDO

Juliana Cunha Costa 

Camila Xavier Nunes

Aline Aver Vanin

Resumo: O desenvolvimento das tecnologias da comunicação é responsável pelo rápido e amplo compartilhamento de informações e também por significativas mudanças de paradigmas conceituais e técnicos. O fluxo de conteúdos textuais, visuais e sonoros se combina em mensagens multimodais que influencia o comportamento dos indivíduos por meio de modos diversos de dizer seu mundo. O entendimento dessa multimodalidade é essencial para fomentar a discussão acerca do papel da cognição humana, que está integrada a um grande fluxo de informação em um duplo movimento: ao mesmo tempo que ressignifica, é moldada pelas próprias experiências. Palavras-chaves: tecnologia; comunicação; corporalidade; linguagem; multimodalidade.

Abstract: The development of communication technologies is responsible for the fast and widespread sharing of information and also for meaningful conceptual and technical paradigm changes. The flow of textual, visual and audible contents is combined in multimodal messages that influence the individuals’ behavior through different ways of talking about the world. The understanding of this multimodality is essential to foster the discussion about the role of human cognition, which is integrated to a large flow of information in a double movement: it ressignifies and is shaped by their own experiences.

Mestre em geografia pela universidade federal da Bahia/Brasil, doutoranda pelo programa de pós-graduação em humanidades Interculturais da Escola de humanidades e Ciências Sociais da jacobs university Bremen/ Alemanha. Contato: hello.juliana@gmail.com.

Mestre em geografia pela universidade federal da Bahia/Brasil, doutoranda pelo programa de pós-graduação em geografia da universidade federal do rio grande do Sul. Bolsista Capes. Contato: camilagauche@gmail.com.

Mestre e doutora em Letras, ênfase em Linguística, pela pontifícia universidade Católica do rio grande do Sul. Contato: aline.vanin@ymail.com.

 

MÚSICA E PODER: ALGUMAS QUESTÕES

José Rios

Resumo: Este artigo pretende trazer à tona alguns questionamentos relacionados ao poder da música e sua representatividade enquanto elemento atuante em favor da legitimação do poder político de um governante, bem como despertar a simpatia entre os ouvintes através de elementos musicais familiares ao imaginário coletivo dos sujeitos objetivando o esvaziamento do senso crítico. Essa estratégia pode representar certo encurtamento de caminhos para que um postulante a cargo eleitoral alcance o poder. A retórica musical fará parte do escopo desse trabalho para mostrar que não só a palavra escrita e falada pode persuadir. Aspectos de cunho psicológicos são imprescindíveis para sublinhar a gênese da música e os ambientes para o qual o espectador pode ser transportado, mesmo de forma imaginária, e o como seus sentimentos podem ser despertados no sentido de uma luta política ou de um bem-estar transmitido de forma que o individuo sinta-se atraído com a possibilidade de ser conduzido para a ação política mesmo sem se dar conta do que o está levando a agir. Por fim, esse trabalho é parte de nossa dissertação de mestrado intitulada Compassos Chave na politica: música e marketing eleitoral na Bahia em 2008 e 2010.

Abstract: This article aims to bring to light some questions related to the power of music and its representation as an active element in favor of the legitimacy of the political power of a representative as well as to arise sympathy among listeners through musical elements which are familiar to the collective imagination of individuals aiming to emptying the critical sense. This strategy may represent certain ways of shortening the paths for a candidate to reach electoral power. The musical rhetoric will be part of the scope of this paper to show that not only written and spoken word can persuade. psychological aspects are essential to underline the genesis of the music and

Doutorando em Cultura e Sociedade pelo Instituto de humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos (IhAC) da universidade federal da Bahia (ufBA). Mestre pelo mesmo programa. Graduado em comunicação Social. Membro do grupo de pesquisa Espetáculos Culturais e Sociedade - ECuS (UfBA/Cnpq). Atua em estudos voltados para o campo. Principais interesses: culturas, artes, estudos da propaganda político eleitoral e governamental, música, teoria dos afetos e produções audiovisuais.

 

AFECTOS SERTÂNICOS: A ÓPERA DA CAATINGA

Janos Schettini

Resumo: A teoria dos afetos é o estudo da representação dos afetos (alegria, majestade, tristeza) através da música. O termo Afectos sertânicos faz referência a esta teoria e ao universo do sertão, o imaginário sertanez, no qual habita a obra de Elomar figueira Mello. Elomar é um compositor/intérprete cuja obra abrange óperas, antífonas, cantatas e concertos. Apesar da influência da música erudita europeia, o compositor sempre articula com gêneros e formas musicais naturais do povo sertanez recupera mitos, linguagens e cenários medievais, ligando memórias de outras eras com as formas populares do sertão. neste artigo, me proponho a analisar o que caracteriza essa ópera da caatinga e como ela se articula com costumes anteriores do gênero.

Abstract: The theory of affections is the study of the representation of affect (joy, majesty, sadness) through music. The term “Sertânicos affects” refers to this theory and the sertão universe, the sertanez imaginary, wherein dwells Elomar figueira Mello´s work. Elomar is a composer/performer whose work encompasses operas, anthems, cantatas and concerts. despite the influence of European classical music, the composer always articulates with natural musical forms and genres of sertanez people. he retrieves myths, medieval languages and scenarios, linking memories of another era with the popular forms of the dwells. In this article, I propose to analyze what characterizes this caatinga opera and how it articulates with previous customs of the genre.

Mestrando do programa de pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) na universidade federal da Bahia (UFBA

EX-VOTOS: COMUNICAÇÃO, DOCUMENTOS E MEMÓRIA SOCIAL

José Cláudio Alves de oliveira

Resumo: O presente texto apresenta o ex-voto, objeto colocado, através do ato da desobriga, em santuários católicos, em específico, nas salas de milagres. Aqui, um recorte das produções do projeto Ex-votos do Brasil (20062011), vinculado ao Cnpq, que incursionou em pequenas e grandes salas de milagres de santuários brasileiros, espaços sagrados que trazem, dentre suas riquezas, a natureza dos ex-votos, objetos que testemunham a fé e que apresentam histórias de vidas, retratadas em pinturas, fotografias, bilhetes, esculturas, objetos orgânicos e objetos industrializados, apresentando situações individuais e coletivas, com questões que se voltam à saúde, ao medo, ao prazer, à felicidade, tristeza, enfim, situações que, além de especificar a natureza do indivíduo reflete na história local, regional e nacional. Palavras-chave: Ex-voto, documento, comunicação, memória social.

Abstract: This paper presents the ex-voto, object placed, through the religious act in Catholic sanctuaries, in particular, in the halls of miracles. here, an excerpt productions project Ex-votos from Brazil (2006-2011), linked to Cnpq, which researched in small and large rooms miracles Brazilian sanctuaries, sacred spaces that bring, among its riches, the nature of ex-votes, objects that testify to faith and shows stories of lives portrayed in paintings, photographs, letters, sculptures, organic and industrial objects, presenting individual and collective situations, with questions that focus on health, fear, pleasure, happiness, sadness, so, situations that, in addition to specifying the nature of the individual in history that reflects local, regional and national stories.

Doutor em Comunicação pela universidade federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto da UFBA.

 

APROPRIAÇÕES EX-VOTIVAS NA OBRA DE FARNESE DE ANDRADE

Aninha Duarte – Ana Helena da Silva Delfino Duarte

Resumo: A obra desenvolvida por Farnese de Andrade em diversos momentos é construída por meio de apropriações de objetos ex-votivos, que são re-habitados na maioria de suas assemblagens ou re-apresentados bidimensionalmente, utilizando-se da linguagem pictórica dado o viés autobiográfico explícito que suas obras possuem, o presente texto faz uma apresentação sumária do artista e aponta algumas nuances de seu processo criativo e de seu repertório poético de forma detida apresenta-se um ensaio crítico, guiado de análises formal, iconográfica e iconológica sobre a obra intitulada “Anunciação” datada de 1989, temática essa diversas vezes utilizada por Farnese de Andrade.

Abstract: The work developed by farnese de Andrade at various times is constructed by means of ex-appropriation of votive objects, which are re-inhabited in most of their “assemblages” or , in other cases, re-presented two-dimensionally, using the pictorial language. given the autobiographical explicit style that his works have, this paper makes a brief presentation of the artist and points out some nuances of his creative process and his poetic repertoire. So detained presents a critical essay, guided by formal and icnografical-iconological analysis about the opus titled “Annunciation” dated 1989 (the issue related to religiousness was several times used by Farnese de Andrade.

Aninha Duarte – Ana Helena da Silva Delfino Duarte Artista plástica, professora da universidade federal de uberlândia - UFU /Mg / Brasil. Doutora em História Social PUC/Sp – Com estágio na universidade de Évora (UE) / Portugal, Mestre em história e Especialista em Ensino de Arte (ufu). Pesquisadora dos núcleos de pesquisa NUPPE (UFU) NUPEA (UFU), GREC (UFBA), NEHSC (PUC/SP), NEHSC (UFU - Uberlândia). anaduarte@ufu.br

 

PATRIMÔNIO CULTURAL, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CIDADANIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM TRABALHADORES INFORMAIS NO ENTORNO DA IGREJA DO BOMFIM

Fernanda Daniela Chaves Rocha

Giordanna Laura da Silva Santos

Resumo: Este artigo é um relato de experiência do “projeto de Extensão Inclusão Social e Capacitação digital no entorno do Santuário de São Lázaro, Salvador, Bahia: Memória Social, patrimônio Cultural e Cidadania”, que abrange também o Santuário do Bomfim, localizado na mesma cidade. O objetivo é promover a cidadania, por meio da inclusão social e capacitação digital, bem como possibilitar aos moradores dos bairros de São Lázaro e Bonfim o aprendizado da educação patrimonial, de noções de informática e do universo da web 2.0, como mídias sociais. Para a presente análise, aborda-se um desdobramento prático do projeto, que foram as oficinas de capacitação sobre patrimônio, turismo e comunicação realizadas com trabalhadores informais localizados no entorno do Santuário do Bomfim.

 

Abstract: This paper is an experience report, and part of the project “projeto de Extensão Inclusão Social e Capacitação digital no entorno do Santuário de São Lázaro, Salvador, Bahia: Memória Social, patrimônio Cultural e Cidadania”, which also covers the Bomfim’ Church, located in the same city. The aim is to promote citizenship through social inclusion and capacity digital and to enable the residents of the neighborhoods of São Lázaro and Bonfim learning the heritage education, notions of computer science and the universe of Web 2.0 as social media. for this analysis, we report a practical of the project, which was the training workshops about tourism, heritage and communication with informal workers located in the surroundings of the Bomfim’s Church.

Pós-graduanda do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior, pela facinter. Mestre pelo programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, pela universidade federal da Bahia (UfBA); Bacharel em turismo, pela universidade federal da paraíba (UFPB).

Doutoranda do programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMt); graduada em Comunicação Social - jornalismo, pela UFMT.

 

REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ONLINE: INDIVÍDUOS, REDES E COMUNIDADES

Cecilia Tamplenizza

Resumo: neste artigo propomos uma reflexão que visa evidenciar como a internet transforma as maneiras dos homens se relacionarem. A internet é aqui vista como um espaço para a produção cultural e como o resultado dos sonhos e das aspirações do homem ocidental, o ciberespaço, que hoje influencia e materializa os desejos do mesmo homem. Modelos de interpretação da sociedade se convertem em padrões de relacionamento palavras como compartilhar e personalizar se tornam sempre mais necessárias e frequentemente atreladas à dimensão online. A web é um espaço ao qual acessamos de uma maneira solitária, em que criando os nossos perfis de usuários refletimos sobre nossa personalidade: até que ponto podemos ainda falar de uma dimensão comunitária?

Abstract: In this article we propose to think about the way in which Internet transforms men’s relationship. here we understand the Internet as a space for cultural production, the cyberspace, and as the result of desires and imaginations of the occidental man. The cyberspace today influences and makes possible the desires of that man. Models to interpretate the society become patterns for relationship. Words as share and customize become ever more necessary and often linked to the online dimension. The web is a space to which we access in a lonely way, and in which, to create profiles of our users, we reflect on our personality: shall we still speak of community dimension? Keywords: Cyberculture, cyberspace, community, network, relationship.

Mestre do programa Mutidisciplinar em Cutura e Sociedade da universidade federal da Bahia. 

E-mail: ceciliatamplenizza@gmail.com

 

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NOS MUSEUS VIRTUAIS

Ivana Carolina Souza

Resumo: O presente artigo se apresenta como um recorte teórico de uma pesquisa de mestrado que está em fase de análise e discussão teórica. Neste sentido, a nossa intenção é apresentar o construto de algumas categorias de análise do referido estudo. Para tanto, buscamos aqui apresentar de que maneira os museus virtuais potencializam novas formas de contar histórias. Deste modo, realizamos uma trajetória contextualizada do ato de contar histórias; das formas de contar inerentes aos museus e, por fim como estas categorias se conectam no ciberespaço, potencializando processos formativos e educativos.

Abstract: This article is presented as a theoretical framework of a research that is being analyzed and theoretical discussion. In this sense, our intention is to introduce the construct of some categories of analysis of the study. to this end, we present here the ways in wich virtual museums leverage new forms of storytelling in this way, we conducted a contextualized history of storytelling, the ways of telling inherent in museums, and finally, how these categories connect in cyberspace, increasing educational and training processes.

Bacharel em turismo, Mestranda do programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (unEB); professora universitária e pesquisadora do grupo de pesquisa Comunidades virtuais (unEB) e do grupo de Estudos em Cibermuseus (UfBA). Atua no segmento de jogos eletrônicos, museus virtuais, educação turística e patrimonial. E-mail: ivanacarolina.souza@gmail.com

 

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Como Citar

Boccia, L. V. (2019). Resumos/Abstracts. Ecus Cadernos De Pesquisa, (3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/33451