Mídia em crise: rumo à era pós-mídia

Authors

  • PEDRO DELLORTTO

Abstract

Diante da potência de simulação dos meios de comunicação digital,
a crise conceitual da mídia ganha evidência, tornando ainda mais
problemática a convenção comercialmente estabelecida para este
termo. Pensadores como Félix Guattari e Lev Manovich anunciam
a entrada em uma era pós-mídia com a junção da informática, da
telemática e do audiovisual e ressaltam a espontânea hibridização
das distintas mídias diante de um suporte universal – o computador
metamídia. Neste sentido, Zielinsky aponta em direção à uma Variantologia da mídia, pois, em vez de procurarmos tendências
essenciais, devemos ser capazes de descobrir variações individuais
nas múltiplas formas de enunciação. Estes questionamentos reorganizam
fundamentos estruturantes da expressão humana, tornando
necessário uma analise minuciosa da linguagem do software em relação
à história das mídias, em busca de um melhor entendimento
sobre o conceito de mídia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-06-18

How to Cite

DELLORTTO, P. (2019). Mídia em crise: rumo à era pós-mídia. Ecus Cadernos De Pesquisa, (4). Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/28395