Aspectos da vacinação contra hepatite B em idosos, no município de Salvador (BA), de 2004 a 2018: um estudo descritivo a partir do Sistema Eletrônico do Departamento de Informática do SUS (DATASUS).

Autores

  • Viviane da Conceição Davino de Assis UFBA
  • Denise Carneiro Lemaire

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.34183

Palavras-chave:

Vacinação. Hepatite B. Idosos.

Resumo

Introdução: a hepatite B é um grave problema de saúde pública no país e no mundo. Nos últimos dez anos, houve aumento significativo do número de casos notificados em idosos. Embora seja uma doença imunoprevinível, há poucos dados na literatura sobre a situação vacinal deste grupo populacional. Objetivo: este estudo visou investigar e descrever dados sobre a vacinação para hepatite B no município de Salvador, Bahia, registrados no Sistema eletrônico do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) do Ministério da Saúde. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, a partir de dados secundários disponíveis no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações e Sistema de Informação de Agravos de Notificação, no período 2004 a 2018, referentes ao município de Salvador, Bahia. Resultados: foram notificados 120 casos de hepatite B em idosos, no período estudado. A principal forma de contágio foi pela via sexual. Os maiores números de doses aplicadas da vacina foram observados nos anos 2017 e 2018, principalmente da primeira dose. Este aumento está, provavelmente, associado ao fato de que, em 2016, esta vacina passou a ser disponibilizada de forma universal, independentemente de idade ou condições de vulnerabilidade. Contudo, a proporção da população idosa residente no município de Salvador vacinada foi muito baixa (< 1% ao ano). Conclusão: este estudo revelou baixa cobertura vacinal da população de idosos de Salvador. Estes dados reforçam a importância de estratégias no planejamento de programas de atenção à saúde do idoso que incentivem maior adesão à vacinação completa contra hepatite B.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane da Conceição Davino de Assis, UFBA

Mestranda em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, UFBA

Denise Carneiro Lemaire

Doutora em Imunologia. Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Assis, V. da C. D. de, & Lemaire, D. C. (2020). Aspectos da vacinação contra hepatite B em idosos, no município de Salvador (BA), de 2004 a 2018: um estudo descritivo a partir do Sistema Eletrônico do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 19(1), 118–122. https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.34183

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)