Aspectos da vacinação contra hepatite B em idosos, no município de Salvador (BA), de 2004 a 2018: um estudo descritivo a partir do Sistema Eletrônico do Departamento de Informática do SUS (DATASUS).
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v1i1.34183Keywords:
Vacinação. Hepatite B. Idosos.Abstract
Introdução: a hepatite B é um grave problema de saúde pública no país e no mundo. Nos últimos dez anos, houve aumento significativo do número de casos notificados em idosos. Embora seja uma doença imunoprevinível, há poucos dados na literatura sobre a situação vacinal deste grupo populacional. Objetivo: este estudo visou investigar e descrever dados sobre a vacinação para hepatite B no município de Salvador, Bahia, registrados no Sistema eletrônico do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) do Ministério da Saúde. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, a partir de dados secundários disponíveis no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações e Sistema de Informação de Agravos de Notificação, no período 2004 a 2018, referentes ao município de Salvador, Bahia. Resultados: foram notificados 120 casos de hepatite B em idosos, no período estudado. A principal forma de contágio foi pela via sexual. Os maiores números de doses aplicadas da vacina foram observados nos anos 2017 e 2018, principalmente da primeira dose. Este aumento está, provavelmente, associado ao fato de que, em 2016, esta vacina passou a ser disponibilizada de forma universal, independentemente de idade ou condições de vulnerabilidade. Contudo, a proporção da população idosa residente no município de Salvador vacinada foi muito baixa (< 1% ao ano). Conclusão: este estudo revelou baixa cobertura vacinal da população de idosos de Salvador. Estes dados reforçam a importância de estratégias no planejamento de programas de atenção à saúde do idoso que incentivem maior adesão à vacinação completa contra hepatite B.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.