Associação entre proteína C reativa e cofatores da síndrome metabólica em uma amostra de afrodescendentes do estado da Bahia

Autores

  • Luama Araújo dos Santos UFBA
  • Claubert Radamés Oliveira Coutinho de Lima
  • Denise Carneiro Lemaire
  • Domingos Lázaro Souza Rios
  • Edilene Maria Queiroz Araújo

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14986

Palavras-chave:

Proteína C- Reativa. Síndrome Metabólica. Afro-brasileiros.

Resumo

se que sua gênese baseia-se na resistência à insulina, a qual tende a favorecer a instalação de processos inflamatórios crônicos, e elevar o risco cardiovascular. Este quadro estimula a secreção de citocinas proinflamatórias que podem estimular a produção de Proteína C Reativa (PCR) no fígado. A PCR constitui um importante marcador inflamatório e é um forte preditor de risco cardiovascular. Metodologia: a coleta de dados foi realizada no Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico (CEAD) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) entre os meses de abril de 2013 e novembro de 2014. Foram analisados 198 indivíduos Afro-brasileiros de ambos os sexos, portadores de síndrome metabólica (definidos segundo IDF), com idade igual ou superior a 20 anos. Foram aferidas medidas antropométricas (circunferências da cintura e abdominal, peso e altura) e realizadas dosagens bioquímicas séricas (perfil glicêmico, perfil lipídico, PCR e PCR) e aferição da pressão arterial e bioimpedância. Resultados: os níveis séricos de PCR foram significativamente associados às medidas da circunferência abdominal (CA) (p < 0,001) e da cintura (CC) (p < 0,001), bem como à resistência à insulina (RI) (p < 0,001) e aos níveis de pressão arterial diastólica (PAD) (p = 0,016). Houve associação positiva e significante entre os níveis de PCR com o Índice de Massa Corpórea (IMC) (p < 0,001) e o percentual de gordura corporal avaliado por bioimpedância (p < 0,001). Conclusão: este estudo confirma, em indivíduos Afro-brasileiros portadores de SM, a associação significante entre os níveis séricos de PCR e CC, CA, RI, PAD, IMC e percentual de gordura corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luama Araújo dos Santos, UFBA

Mestranda em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas – UFBA. Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia.UNEB, Departamento de Ciências da Vida

Claubert Radamés Oliveira Coutinho de Lima

Mestrando em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas – UFBA. Graduado em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia.UNEB, Departamento de Ciências da Vida.

Denise Carneiro Lemaire

Doutorada em Doctorat En Immunologie – Université Daix Marseille II. Professor pleno da Universidade do Estado da Bahia.UNEB, Departamento de Ciências da Vida.

Domingos Lázaro Souza Rios

Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia.UNEB, Departamento de Ciências da Vida.

Edilene Maria Queiroz Araújo

Doutoranda em biotecnologia, genética pela  Universidade Estadual de Feira de Santana.UEFS- Fiocruz. Professora assistente da Universidade do Estado da Bahia.UNEB, Departamento de Ciências da Vida.

 

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

Santos, L. A. dos, Lima, C. R. O. C. de, Lemaire, D. C., Rios, D. L. S., & Araújo, E. M. Q. (2015). Associação entre proteína C reativa e cofatores da síndrome metabólica em uma amostra de afrodescendentes do estado da Bahia. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(3), 298–302. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14986

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)