Percepção de discentes de farmácia e enfermagem de uma instituição de ensino superior sobre a utilização de psicofármacos na gestação

Autores

  • Karla Bruna Nogueira Torres Barros Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Sandna Larissa Freitas dos Santos Centro Universitário Católica de Quixadá-CE
  • Gláucia Posso Lima Universidade Estadual do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.17870

Palavras-chave:

Educação. Conhecimento. Psicotrópicos. Gravidez.

Resumo

Introdução: o ensino nas instituições de ensino superior restringe o assunto abordado quanto à utilização de psicofármacos para sofrimentos psíquicos junto ao aluno, direcionando a aprendizagem ao tratamento específico de problemas mentais. Objetivo: Compreender a formação, conhecimento e percepção dos graduandos dos cursos de farmácia e enfermagem do Centro Universitário Católica de Quixadá-CE, sobre a utilização de psicofármacos na gestação. Metodologia: caráter predominantemente quantitativo e transversal, realizado com 59 discentes de uma instituição de ensino superior, nos cursos de Farmácia e Enfermagem dos dois últimos períodos da graduação. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado para a coleta de dados juntamente com uma análise documental. Resultados: verificou-se quanto à formação, um número insatisfatório de disciplinas elencadas com o assunto psicofármacos (5%). Em relação ao conhecimento e percepção dos discentes quanto ao assunto psicofármacos e efeitos negativos em gestantes, observou-se uma grande deficiência: (77%) relataram não conhecer os efeitos teratogênicos causados por estes. A análise revelou a necessidade que os graduandos de saúde apresentam frente à realidade prática. Como subsídio e feedback para estes alunos, foi apresentado à coordenação dos cursos uma proposta de curso optativo estruturado de metodologias ativas, e os coordenadores mostraram-se muito interessados, a ponto de repensarem em uma mudança matricial. Conclusão: acredita-se que o reconhecimento da importância e da necessidade da formação como prática transversal nos cursos de graduação em Saúde, poderá contribuir para o crescimento profissional e pessoal enquanto estudantes e colaboradores de qualidade de vida, enquanto profissionais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Bruna Nogueira Torres Barros, Centro Universitário Católica de Quixadá

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Docente do curso de Farmácia pela Centro Universitário Católica de Quixadá.

Sandna Larissa Freitas dos Santos, Centro Universitário Católica de Quixadá-CE

Discente do curso de Farmácia do Centro Universitário Católica de Quixadá-Ce.

Monitora Acadêmica

Estagiária PET/SAUDE

Gláucia Posso Lima, Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Barros, K. B. N. T., dos Santos, S. L. F., & Lima, G. P. (2017). Percepção de discentes de farmácia e enfermagem de uma instituição de ensino superior sobre a utilização de psicofármacos na gestação. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 16(2), 189–196. https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.17870

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)