Percepção de discentes de farmácia e enfermagem de uma instituição de ensino superior sobre a utilização de psicofármacos na gestação

Autores/as

  • Karla Bruna Nogueira Torres Barros Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Sandna Larissa Freitas dos Santos Centro Universitário Católica de Quixadá-CE
  • Gláucia Posso Lima Universidade Estadual do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.17870

Palabras clave:

Educação. Conhecimento. Psicotrópicos. Gravidez.

Resumen

Introdução: o ensino nas instituições de ensino superior restringe o assunto abordado quanto à utilização de psicofármacos para sofrimentos psíquicos junto ao aluno, direcionando a aprendizagem ao tratamento específico de problemas mentais. Objetivo: Compreender a formação, conhecimento e percepção dos graduandos dos cursos de farmácia e enfermagem do Centro Universitário Católica de Quixadá-CE, sobre a utilização de psicofármacos na gestação. Metodologia: caráter predominantemente quantitativo e transversal, realizado com 59 discentes de uma instituição de ensino superior, nos cursos de Farmácia e Enfermagem dos dois últimos períodos da graduação. Para tanto, utilizou-se um questionário semiestruturado para a coleta de dados juntamente com uma análise documental. Resultados: verificou-se quanto à formação, um número insatisfatório de disciplinas elencadas com o assunto psicofármacos (5%). Em relação ao conhecimento e percepção dos discentes quanto ao assunto psicofármacos e efeitos negativos em gestantes, observou-se uma grande deficiência: (77%) relataram não conhecer os efeitos teratogênicos causados por estes. A análise revelou a necessidade que os graduandos de saúde apresentam frente à realidade prática. Como subsídio e feedback para estes alunos, foi apresentado à coordenação dos cursos uma proposta de curso optativo estruturado de metodologias ativas, e os coordenadores mostraram-se muito interessados, a ponto de repensarem em uma mudança matricial. Conclusão: acredita-se que o reconhecimento da importância e da necessidade da formação como prática transversal nos cursos de graduação em Saúde, poderá contribuir para o crescimento profissional e pessoal enquanto estudantes e colaboradores de qualidade de vida, enquanto profissionais

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Biografía del autor/a

Karla Bruna Nogueira Torres Barros, Centro Universitário Católica de Quixadá

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Docente do curso de Farmácia pela Centro Universitário Católica de Quixadá.

Sandna Larissa Freitas dos Santos, Centro Universitário Católica de Quixadá-CE

Discente do curso de Farmácia do Centro Universitário Católica de Quixadá-Ce.

Monitora Acadêmica

Estagiária PET/SAUDE

Gláucia Posso Lima, Universidade Estadual do Ceará.

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2017-10-27

Cómo citar

Barros, K. B. N. T., dos Santos, S. L. F., & Lima, G. P. (2017). Percepção de discentes de farmácia e enfermagem de uma instituição de ensino superior sobre a utilização de psicofármacos na gestação. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 16(2), 189–196. https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.17870

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