Interações entre fármacos e nutrientes: ocorrência e manejo clínico

Autores

  • Sandna Larissa Freitas dos Santos Centro Universitário Católica de Quixadá-CE
  • Karla Bruna Nogueira Torres Barros Centro Universitário Católica de Quixadá-CE
  • Regilane Matos da Silva Prado Centro Universitário Católica de Quixadá-CE

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.16791

Palavras-chave:

Interações alimento-droga. Medicamentos. Clinica.

Resumo

Introdução: a dieta alimentar fornece nutrientes necessários ao sustento do corpo humano, portanto alterações provocadas por doenças e infecções, levam à utilização de medicamentos, o qual o uso associado pode interferir na eficácia terapêutica. Objetivo: Apresentar o manejo clínico, a ocorrência e os diversos aspectos da interação fármaco-nutriente. Metodologia: revisão integrativa da literatura, a qual foi utilizado as bases de dados para a busca dos artigos: BVS, MEDLINE, PubMed, LILACS e SciELO, com as palavras-chaves selecionados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: interações alimento-droga, medicamentos, clinica. Foram incluídas pesquisas que abordam a ocorrência de interações de fármacos com nutrientes alimentares e a descrição do manejo clinico, dentre estudos de casos, revisões e pesquisas clinicas, publicados em inglês, português ou espanhol no período de 2008 a 2016. Resultados: na administração de medicamento com um alimento existe a possibilidade de alterações na farmacodinâmica ou na farmacocinética da droga ou do nutriente, alterando o estado nutricional ou a resposta terapêutica. No geral, as estratégias adotadas devem ser peliculares a cada situação levando em consideração a condição clínica do indivíduo e as características do fármaco em utilização associadas as necessidades metabólicas do organismo envolvido. Como no caso da interação de levodopa com aminoácidos, que pode ser adotado a esquematização dos horários da dieta, tendo em vista à administração da maior composição proteica à noite. Conclusão: evidencia-se o contexto dinâmico no manejo clinico de interações e a necessidade da equipe multiprofissional para uma indicação de intervenções cabíveis para melhorar a vida da população.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandna Larissa Freitas dos Santos, Centro Universitário Católica de Quixadá-CE

Discente do curso de Farmácia do Centro Universitário Católica de Quixadá-Ce.

Monitora Acadêmica

Estagiária PET/SAUDE

(88) 9 9766 4341

Av. Pládico Castelo 1909, Centro- Quixadá, Ceará- Brasil.

 

Karla Bruna Nogueira Torres Barros, Centro Universitário Católica de Quixadá-CE

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Eestadual do Ceará. Docente e Coordenadora do Curso de Farmácia da Unicatólica. Email:  karlabruna1@hotmail.com.

Departamento de Farmácia

(88) 3412 6700

Rua Juvêncio Alves, 660 - Centro, Quixadá - CE, 63900-000, Brasil.

Regilane Matos da Silva Prado, Centro Universitário Católica de Quixadá-CE

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Curso de Farmácia da Unicatólica. Email: regimatosilva@fcrs.edu.br.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

dos Santos, S. L. F., Nogueira Torres Barros, K. B., & Silva Prado, R. M. da. (2018). Interações entre fármacos e nutrientes: ocorrência e manejo clínico. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 17(1), 65–70. https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.16791

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)