Comparação dos critérios valorizados na pesquisa científica por uma amostra de alunos e docentes do curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba)

Auteurs

  • Giovannini Cesar Figueiredo
  • José Tavares-Neto

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i2.4427

Mots-clés :

Pesquisa médica, Ensino médico, Ética, Publicação científica.

Résumé

O objetivo deste estudo foi verificar quais os valores que alunos e professores de graduação do Curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba) têm em relação a alguns critérios para condução de pesquisa científica. Uma pergunta foi aplicada, em datas diferentes, a dois grupos: um deles, composto de alunos do curso médico, candidatos a programa de iniciação científica; e o segundo grupo, por professores do curso de graduação, recém-concluintes do curso de Mestrado. O "respeito aos princípios bioéticos" e a "relevância social" receberam a maior valorização como critérios para a decisão em participar de pesquisa científica, enquanto a "publicabilidade" foi o menos valorizado. Não houve diferenças entre os dois grupos de estudo. Concluiu-se que a maior valorização dos princípios bioéticos e o interesse social da pesquisa científica indicam o respeito ao sujeito e à comunidade, embora a falta de interesse sobre a publicabilidade também possa comprometer a política de redução das disparidades regionais, porque diminui as possibilidades do fomento de cursos stricto sensu.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Giovannini Cesar Figueiredo

  , 

Téléchargements

Comment citer

Figueiredo, G. C., & Tavares-Neto, J. (2004). Comparação dos critérios valorizados na pesquisa científica por uma amostra de alunos e docentes do curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba). Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 3(2), 218–223. https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i2.4427

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice