Comparação dos critérios valorizados na pesquisa científica por uma amostra de alunos e docentes do curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba)
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i2.4427Palabras clave:
Pesquisa médica, Ensino médico, Ética, Publicação científica.Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar quais os valores que alunos e professores de graduação do Curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba) têm em relação a alguns critérios para condução de pesquisa científica. Uma pergunta foi aplicada, em datas diferentes, a dois grupos: um deles, composto de alunos do curso médico, candidatos a programa de iniciação científica; e o segundo grupo, por professores do curso de graduação, recém-concluintes do curso de Mestrado. O "respeito aos princípios bioéticos" e a "relevância social" receberam a maior valorização como critérios para a decisão em participar de pesquisa científica, enquanto a "publicabilidade" foi o menos valorizado. Não houve diferenças entre os dois grupos de estudo. Concluiu-se que a maior valorização dos princípios bioéticos e o interesse social da pesquisa científica indicam o respeito ao sujeito e à comunidade, embora a falta de interesse sobre a publicabilidade também possa comprometer a política de redução das disparidades regionais, porque diminui as possibilidades do fomento de cursos stricto sensu.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Figueiredo, G. C., & Tavares-Neto, J. (2004). Comparação dos critérios valorizados na pesquisa científica por uma amostra de alunos e docentes do curso de Medicina de Campina Grande (Paraíba). Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 3(2), 218–223. https://doi.org/10.9771/cmbio.v3i2.4427
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.