Avaliação dos cuidados de saúde bucal em pacientes pediátricos Hospitalizados
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i1.9987Palabras clave:
Criança. Hospitalização. Saúde bucal. Odontologia.Resumen
Introdução: A manutenção da saúde bucal de pacientes hospitalizados é de extrema importância para a condição sistêmica dos
mesmos devido à relação entre doenças bucais e infecções sistêmicas. Objetivo: avaliar os métodos empregados na atenção à saúde bucal em crianças hospitalizadas. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal descritivo que foi conduzido junto aos acompanhantes de 118 crianças internadas em um hospital público de Salvador-BA, através da resolução de um questionário sobre saúde bucal. O período de coleta de dados durou três meses. Resultados: A maioria das crianças (78,8%) realizava higiene bucal durante a internação sendo a forma mais freqüente (68,6%) o uso de escova e dentifrício. Entre os responsáveis pesquisados, 78,8% afirmaram não ter recebido orientação pela equipe do hospital sobre higiene bucal durante o internamento. Verificou-se que não existe um protocolo de cuidados com a higiene bucal das crianças hospitalizadas e que a higienização realizada pelos pacientes não ocorre de forma sistemática e orientada durante internação. Conclusão: Torna-se necessária a elaboração de um protocolo de higiene bucal voltado para este grupo populacional bem como a participação mais efetiva do cirurgião dentista na equipe multidisciplinar dos hospitais, objetivando fornecer atenção integral e especializada a criança.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.