Avaliação dos cuidados de saúde bucal em pacientes pediátricos Hospitalizados
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i1.9987Keywords:
Criança. Hospitalização. Saúde bucal. Odontologia.Abstract
Introdução: A manutenção da saúde bucal de pacientes hospitalizados é de extrema importância para a condição sistêmica dos
mesmos devido à relação entre doenças bucais e infecções sistêmicas. Objetivo: avaliar os métodos empregados na atenção à saúde bucal em crianças hospitalizadas. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal descritivo que foi conduzido junto aos acompanhantes de 118 crianças internadas em um hospital público de Salvador-BA, através da resolução de um questionário sobre saúde bucal. O período de coleta de dados durou três meses. Resultados: A maioria das crianças (78,8%) realizava higiene bucal durante a internação sendo a forma mais freqüente (68,6%) o uso de escova e dentifrício. Entre os responsáveis pesquisados, 78,8% afirmaram não ter recebido orientação pela equipe do hospital sobre higiene bucal durante o internamento. Verificou-se que não existe um protocolo de cuidados com a higiene bucal das crianças hospitalizadas e que a higienização realizada pelos pacientes não ocorre de forma sistemática e orientada durante internação. Conclusão: Torna-se necessária a elaboração de um protocolo de higiene bucal voltado para este grupo populacional bem como a participação mais efetiva do cirurgião dentista na equipe multidisciplinar dos hospitais, objetivando fornecer atenção integral e especializada a criança.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.