Relato de caso: Abordagem cirúrgica no tratamento de fenda labiopalatina unilateral
alveoloplastia com enxerto removido de crista ilíaca
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.52811Palabras clave:
fenda labial, fenda palatina, anomalias craniofaciaisResumen
Introdução: a fissura labiopalatina (FLP) é uma malformação craniofacial congênita, que apresenta etiologia multifatorial e associa-se a fatores genéticos e ambientais. De acordo com a classificação, a fissura de lábio e/ou palato pode ser uni ou bilateral completa, e se apresenta como deformidades isoladas, fissuras não sindrômicas, ou fissuras sindrômicas. O tratamento inicial para pacientes com fissura labiopalatina é a cirurgia reparadora, sendo necessário o reparo do lábio e palato, conhecido como queiloplastia e palatoplastia, respectivamente, e em alguns casos, pode ser realizado também a estafilorrafia, que é o reparo do palato mole. Objetivo: o objetivo do presente estudo é relatar um caso de paciente com anomalia craniofacial que apresenta fenda do palato duro com fenda labial unilateral, e discutir as possibilidades de tratamento e as implicações para o bem-estar do paciente fissurado. Relato de caso: paciente sexo masculino, 23 anos, acompanhado desde a infância no Centro de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais das Obras Sociais Irmã Dulce, e em tratamento ortodôntico, foi encaminhado para avaliação com o cirurgião bucomaxilofacial, e posterior tratamento cirúrgico com realização de enxerto ósseo de crista ilíaca, com o objetivo de reabilitação protética. Conclusão: as fissuras
labiopalatinas desencadeiam uma série de alterações que podem comprometer diversas funções do paciente, dessa forma, para o completo estabelecimento da saúde bucal e geral do paciente é necessário que toda a equipe de profissionais envolvidos no seu tratamento interaja de forma multidisciplinar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.