Relato de caso: Abordagem cirúrgica no tratamento de fenda labiopalatina unilateral
alveoloplastia com enxerto removido de crista ilíaca
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i2.52811Keywords:
cleft lip, cleft palate, craniofacial anomaliesAbstract
Introdução: a fissura labiopalatina (FLP) é uma malformação craniofacial congênita, que apresenta etiologia multifatorial e associa-se a fatores genéticos e ambientais. De acordo com a classificação, a fissura de lábio e/ou palato pode ser uni ou bilateral completa, e se apresenta como deformidades isoladas, fissuras não sindrômicas, ou fissuras sindrômicas. O tratamento inicial para pacientes com fissura labiopalatina é a cirurgia reparadora, sendo necessário o reparo do lábio e palato, conhecido como queiloplastia e palatoplastia, respectivamente, e em alguns casos, pode ser realizado também a estafilorrafia, que é o reparo do palato mole. Objetivo: o objetivo do presente estudo é relatar um caso de paciente com anomalia craniofacial que apresenta fenda do palato duro com fenda labial unilateral, e discutir as possibilidades de tratamento e as implicações para o bem-estar do paciente fissurado. Relato de caso: paciente sexo masculino, 23 anos, acompanhado desde a infância no Centro de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais das Obras Sociais Irmã Dulce, e em tratamento ortodôntico, foi encaminhado para avaliação com o cirurgião bucomaxilofacial, e posterior tratamento cirúrgico com realização de enxerto ósseo de crista ilíaca, com o objetivo de reabilitação protética. Conclusão: as fissuras
labiopalatinas desencadeiam uma série de alterações que podem comprometer diversas funções do paciente, dessa forma, para o completo estabelecimento da saúde bucal e geral do paciente é necessário que toda a equipe de profissionais envolvidos no seu tratamento interaja de forma multidisciplinar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Journal of Medical and Biological Sciences
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.