Fatores intervenientes na proteção radiológica ocupacional no controle de qualidade em gama câmara

Autores/as

  • Matheus da Silva Ventura da Conceição Tecnólogo em Radiologia – IFBA – Campus Salvador. Salvador/BA.
  • Julita Maria Freitas Coelho Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Salvador/BA
  • Mauricio Mitsuo Monção Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Salvador.
  • Jaqueline de Santana Figueredo Tecnóloga em Radiologia - IFBA –Salvador/BA
  • Claudio Henrique Santos Magalhães Tecnólogo em Radiologia - IFBA - Campus Salvador
  • Fernando da Silva Ramos
  • Caroline Santos Silva Faculdade Anísio Teixeira – Feira de Santana/BA.

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.20710

Palabras clave:

Proteção Radiológica. Medicina Nuclear. Controle de Qualidade. Câmaras Gama.

Resumen

Introdução: a proteção radiológica é campo do conhecimento que permeia os ambientes radiológicos. Sua aplicação envolve benefícios aos serviços, profissionais e usuários. Objetivo: identificar fatores intervenientes, bem como, dispositivos de proteção radiológica disponíveis em um serviço de medicina nuclear (MN), envolvidos nos testes de Controle de Qualidade em Câmaras Gama (CQCG). Metodologia: realizou-se um estudo observacional, do tipo exploratório e descritivo, em um serviço de MN conveniado com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), com ênfase na proteção radiológica em testes de CQCG. A coleta de dados foi realizada em janeiro de 2016. Foram acompanhados testes diários de inspeção visual da integridade física, radiação de fundo da sala de exames, uniformidade intrínseca e centralização da largura da janela energética para cada radionuclídeo. Para os testes semanais, acompanharam-se os de resolução espacial e linearidade. Os dados foram analisados à luz da legislação/normativas vigentes para serviços de MN no Brasil. Resultados: referente à proteção radiológica em testes de CQCG, o serviço dispunha de três aventais plumbíferos e três protetores de tireóide com equivalência de 0,5mm de chumbo, além de pinças utilizadas para manipulação de fontes radioativas. Foi observada a presença de óculos de proteção, entretanto, os mesmos não eram plumbíferos. Os profissionais eram monitorados por dosímetros termoluminescentes de uso individual. Conclusão: de maneira geral, eram observados os fatores de proteção radiológica: tempo, distância e blindagem. O CQCG requer planejamento prévio com protocolo devidamente seguido que poderá minimizar a exposição ocupacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus da Silva Ventura da Conceição, Tecnólogo em Radiologia – IFBA – Campus Salvador. Salvador/BA.

Graduado em Tecnologia em Radiologia pelo IFBA Campus Salvador. Foi aluno bolsista de iniciação científica pelo PRPGI/IFBA/FAPESB.

Julita Maria Freitas Coelho, Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Salvador/BA

Professora do Departamento de Tecnologia em Saúde e Biologia – IFBA, Campus Salvador/BA. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana e doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.

Mauricio Mitsuo Monção, Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Salvador.

Professor EBTT do Instituto fedaral da Bahia, lotado no Departamento de Tecnologia em Saúde e Biologia-DTSBIO. Possui mestrado em ciências da saúde, especialização em Imagenologia médica e graduação em Tecnologia em Radiologia. Atualmente é pesquisador e membro do grupo Física radiológica e coordenador do programa Radiologia e saúde da mulher.

Jaqueline de Santana Figueredo, Tecnóloga em Radiologia - IFBA –Salvador/BA

Graduada em Tecnologia em Radiologia pelo IFBA –Salvador/BA. Foi aluna bolsista de iniciação cientifica e tecnológica do PRPGI/IFBA.

Claudio Henrique Santos Magalhães, Tecnólogo em Radiologia - IFBA - Campus Salvador

Graduado em tecnologia em radiologia pelo IFBA - Campus Salvador. Foi aluno bolsista do programa de extensão Radiologia e Saúde da Mulher da PROEX/IFBA

Fernando da Silva Ramos

Tecnólogo em Radiologia, professor de educação profissional em radiologia da escola INSSJT - Salvador/BA.

Caroline Santos Silva, Faculdade Anísio Teixeira – Feira de Santana/BA.

Graduada em Enfermagem e Pós graduanda em Saúde Pública pela Faculdade Anisio Teixeira de Feira de Santana/BA.

Publicado

2017-10-27

Cómo citar

da Conceição, M. da S. V., Coelho, J. M. F., Monção, M. M., Figueredo, J. de S., Magalhães, C. H. S., Ramos, F. da S., & Silva, C. S. (2017). Fatores intervenientes na proteção radiológica ocupacional no controle de qualidade em gama câmara. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 16(2), 151–156. https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i2.20710