Estudo das propriedades físicas de um biomaterial com nova composição de wollastonita e beta fosfato tricálcico para regeneração óssea após implante in vivo
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i2.29316Palavras-chave:
Biomaterial. Compósitos. Regeneração óssea. Microscopia eletrônica de varredura.Resumo
Resumo
Introdução: Associadas à composição química, as propriedades físicas dos biomateriais como formato, dimensões e porosidade, são fatores que influenciam na biocompatibilidade, biodegradabilidade e nos potenciais osteoindutivo e osteocondutores. Objetivo: Identificar modificações físicas no formato, dimensões e porosidade de um biomaterial com nova composição de wollastonita e beta fosfato tricálcico, implantado em defeitos ósseos críticos em calvária de ratos. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, com um biomaterial compósito, antes e após a sua implantação in vivo. Utilizou-se explantes cirúrgicos de calvárias de ratos que receberam implantes em defeito ósseo crítico. Os animais foram distribuídos em 3 grupos experimentais aleatoriamente, compostos por 5 animais cada, e avaliados com 15, 45 e 120 dias. Os grupos foram denominados: G0-biomaterial; GI-15 dias; GII-45 dias; e, GIII-120 dias. As amostras foram micrografadas em microscópio eletrônico de varredura, com diferentes ampliações. Utilizou-se o software livre ImageJ para processamento das imagens e análise das partículas e poros. Resultados: A distribuição espacial do biomaterial promoveu preenchimento completo do defeito ósseo crítico. Micrografias com diferentes magnificações permitiu identificar modificações na área de contato entre grânulos, diminuição dos poros intergranular, aumento da área ocupada pelos poros e diminuição das partículas nos grânulos. Nos grupos GII e GIII, identificou-se formação de componentes orgânicos na superfície do implante. Conclusão: Houve modificações físicas no formato, dimensões horizontais, distribuição espacial e porosidade da superfície dos grânulos do biomaterial, relacionadas com a biodegradabilidade e o potencial osteoindutivo e osteocondutor do biomaterial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.