Emprego do Mammo II Phantom RS 750 no processo de ensino aprendizagem da compressão mamográfica – estudo piloto

Autores

  • Juliane Campos Coelho Instituto Federal da Bahia
  • Julita Maria Freitas Coelho Instituto Federal da Bahia
  • Kelly Nascimento Amorim Instituto Federal da Bahia
  • Mauricio Mitsuo Monção Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.11914

Palavras-chave:

Mamografia. Compressão mamográfica. Radiologia.

Resumo

Introdução: Através do exame de mamografia é possível a obtenção do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para tanto, deve-se garantir a produção de imagens com alto padrão de qualidade. Entre as técnicas mamográficas, destaca-se a aplicação da compressão dos tecidos das mamas no mamógrafo, logo, faz-se necessário a produção de subsídios para sua correta aplicação pelos profissionais das técnicas radiológicas. Objetivo: Realizar um estudo piloto com o simulador Mammo II Phantom RS750, a fim de avaliar a viabilidade deste como um recurso no processo ensino aprendizagem da compressão mamográfica. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto de caráter experimental, onde foram simuladas técnicas básicas de posicionamento mamográfico empregando o simulador Mammo II Phantom RS750 em um mamógrafo modelo Mammomat 3000 Nova-Siemens. Resultados: As simulações nos posicionamentos crânio caudal e médio lateral oblíqua demonstraram a relação existente entre a compressão aplicada em kilogramas de força (Kgf), diminuição da espessura obtida no simulador e redução das doses de radiação X. Os valores para a quilovoltagem (kV), produto da miliamperagem (mA) pelo tempo de exposição (s) e melhor combinação alvo/ filtro foram demonstrados pelo sistema de controle automático de exposição (CAE) do equipamento mamógrafo. Conclusão: Mesmo havendo dificuldades quanto ao posicionamento ideal do simulador e tendo em vista que não há uma padronização da compressão, este estudo demonstrou que o simulador Mammo II Phantom RS750 poderá ser uma ferramenta de implementação ou complementação para ensino e aprendizagem da compressão mamográfica.

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Biografia do Autor

Juliane Campos Coelho, Instituto Federal da Bahia

Tecnóloga em Radiologia pelo Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador. Bolsista PIBIC 2013-2014 da Fapesb/IFBA.

Julita Maria Freitas Coelho, Instituto Federal da Bahia

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS. e professora EBTT no Instituto Federal da Bahia. 

Kelly Nascimento Amorim, Instituto Federal da Bahia

Aluna de graduação em Tecnologia em Radiologia do Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador. Bolsista PIBIC 2013 - 2014 da Fapesb/IFBA.

Mauricio Mitsuo Monção, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Professor EBTT do Instituto federal da Bahia, lotado no Departamento de Tecnologia em Saúde e Biologia-DTSBIO. Possui mestrado em ciências da saúde, especialização em Imagenologia médica e graduação em Tecnologia em Radiologia. Atualmente é pesquisador e membro do grupo Física radiológica e coordenador do programa Radiologia e saúde da mulher proext2014.

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Publicado

2015-08-12

Como Citar

Coelho, J. C., Freitas Coelho, J. M., Amorim, K. N., & Monção, M. M. (2015). Emprego do Mammo II Phantom RS 750 no processo de ensino aprendizagem da compressão mamográfica – estudo piloto. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(1), 42–46. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i1.11914