Prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma Escola Pública da cidade de Salvador, BA
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18215Palabras clave:
Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Criança. Adolescente. Prevalência.Resumen
Introdução: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) surge na infância atingindo de 3 a 6% das crianças e adolescentes e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Segundo os critérios do DSM-5, o TDAH pode apresentar seus sintomas em três diferentes tipos, incluindo desatenção, hiperatividade-impulsividade ou apresentação combinada entre os dois sintomas referidos. Quando a criança/adolescente apresenta sintomas predominante do tipo desatento, há maiores prejuízos de aprendizagem. Na apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva, o indivíduo apresenta maior prejuízo nas interações sociais. Na apresentação combinada, o prejuízo incide tanto na aprendizagem como nas interações sociais. Objetivo: verificar a prevalência do TDAH em crianças e adolescentes em uma escola pública na cidade de Salvador, estado da Bahia. Metodologia: estudo de prevalência de TDAH realizado no ano de 2016. A população foi composta por alunos cursando do 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental II, com idades entre 10 a 17 anos. Resultados: do total de uma população de 363 alunos, fizeram parte do estudo 265. Foi verificada uma prevalência de TDAH na ordem de 16,6%. A prevalência entre os sexos foi na proporção de 1,6:1 entre feminino e masculino. Neste estudo foi observada maior prevalência de TDAH, com subtipo desatento, em estudantes do sexo feminino e no subtipo hiperatividade, em estudantes masculinos. Conclusão: o estudo presente corrobora com as pesquisas recentes sobre as altas taxas de prevalência, o que demonstra necessidade de intervenções eficazes para a população infanto-juvenil.
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