Avaliação de assimetria hemisférica funcional em pacientes com doença de Alzheimer

Authors

  • Tandara Oliveira Benevides Silva UFBA
  • Albert C. Yang
  • Eduardo Pondé de Sena

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i3.34170

Keywords:

Doença de Alzheimer. Assimetria. Conectividade funcional. Homofilia

Abstract

Introdução: as assimetrias cerebrais constituem aspectos fundamentais para a organização funcional e o processamento cognitivo. Estudos prévios têm reportado que alterações no padrão de assimetria hemisférica existentes em algumas patologias reduzem a eficiência no processamento de informação. Objetivos: avaliar a assimetria hemisférica funcional a partir de padrões de homofilia e heterofilia; analisar a assimetria da conectividade funcional de redes dinâmicas em portadores de Alzheimer. Metodologia: foram construídas redes funcionais dinâmicas do córtex cerebral de pacientes com diferentes níveis de Alzheimer (muito leve, leve e moderado a grave) e do grupo de controle a partir de EEG (19 eletrodos, Sistema 10-20). Tais redes foram geradas a partir do método de associação sincronização por motifs e representadas através de grafos variantes no tempo e de redes estáticas agregadas. Essas redes foram avaliadas por meio de índices de assimetria e conectividade. Resultados: os resultados mostram uma tendência à redução da homofilia com a progressão da enfermidade, quando se compara ao controle, além de um leve aumento do índice para o último estágio, se comparado aos estágios iniciais da doença. A assimetria para a conectividade funcional, por sua vez, mostrou uma propensão a maior conectividade para o hemisfério direito, salvo para o estágio moderado a grave. Conclusão: embora os resultados não tenham apresentado diferenças significativas, eles indicam tendências de alteração no padrão de homofilia e na assimetria da conectividade funcional em redes funcionais dinâmicas de pacientes com Alzheimer.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tandara Oliveira Benevides Silva, UFBA

Mestranda emProcessos Interativos de Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA);

Eduardo Pondé de Sena

Professor Associado de Farmacologia e Terapêutica do Departamento de Biorregulação do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA.

Published

2019-12-20

How to Cite

Silva, T. O. B., Yang, A. C., & Sena, E. P. de. (2019). Avaliação de assimetria hemisférica funcional em pacientes com doença de Alzheimer. Journal of Medical and Biological Sciences, 18(3), 391–396. https://doi.org/10.9771/cmbio.v18i3.34170

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2