Resultados da anamnese para rastreio de transtornos do processamento auditivo em crianças com hipotireoidismo congênito

Authors

  • Caio Leônidas Andrade UFBA
  • Hélida Braga
  • Luciene Fernandes
  • Helton Estrela Ramos
  • Crésio de Aragão Dantas Alves Não

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14984

Keywords:

Doenças Auditivas Centrais. Triagem neonatal. Hipotireoidismo Congênito. Cognição.

Abstract

Introdução: os hormônios tireoidianos (HT) são fundamentais para a adequada maturação neurológica do sistema nervoso auditivo e sabe-se que esta é uma condição necessária para o desenvolvimento das habilidades auditivas. Objetivo: analisar sintomas de transtornos do processamento auditivo (TPA) em crianças com hipotireoidismo congênito (HC),coletados durante anamnese. Material e Métodos: Foram avaliadas as informações clínicas e laboratoriais dos prontuários e da anamnese audiológica de 44 crianças com HC, de ambos os sexos, com idade entre 5 e 20 anos, atendidos no Serviço de Referência de Triagem Neonatal da APAE-Salvador. Os aspectos observados na anamnese foram: dificuldades comportamentais, discriminação e cognição,dificuldades na leitura, fala e escrita, dosagem da levotiroxina sódica e tempo de tratamento da doença. Resultados: observou-se correlação estatisticamente significante entre as queixas relacionadas à competência auditiva de escuta em ambientes com ruído competitivo de fundo e dosagens de levotiroxina sódica durante o tratamento do HC (p= 0,015).O tempo da doença/tratamento (p=0,008), nível sérico do TSH no exame confirmatório de HC (p=0,027) e a dosagem da levotiroxina sódica (p=0,028) apresentaram correlação significante com os sintomas de alteração comportamental e dificuldades na aquisição da linguagem oral.Conclusão: crianças com HC apresentam sintomas de transtorno do processamento auditivo e o tratamento de reposição hormonal quando não precoce, tende a se configurar como risco para os distúrbios auditivos. A fim de prevenir tais transtornos, faz-se neces­sário desenvolver estudos com avaliações das habilidades auditivas em crianças com HC.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caio Leônidas Andrade, UFBA

Fonoaudiólogo(a). Doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em

Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS – UFBA

Hélida Braga

Fonoaudiólogo(a). Doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em

Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS – UFBA

Luciene Fernandes

Professora Adjunto. Departamento de Fonoaudiologia, ICS – UFBA/ DCV-UNEB

Helton Estrela Ramos

Professor Adjunto. Departamento de Biorregulação. Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS – UFBA.

Crésio de Aragão Dantas Alves, Não

Professor Adjunto. Departamento de Pediatria, FMB – UFBA. Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS – UFBA.

Published

2015-02-18

How to Cite

Andrade, C. L., Braga, H., Fernandes, L., Ramos, H. E., & Alves, C. de A. D. (2015). Resultados da anamnese para rastreio de transtornos do processamento auditivo em crianças com hipotireoidismo congênito. Journal of Medical and Biological Sciences, 14(3), 316–322. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14984

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>