Resultados da anamnese para rastreio de transtornos do processamento auditivo em crianças com hipotireoidismo congênito

Autores

  • Caio Leônidas Andrade UFBA
  • Hélida Braga
  • Luciene Fernandes
  • Helton Estrela Ramos
  • Crésio de Aragão Dantas Alves Não

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14984

Palavras-chave:

Doenças Auditivas Centrais. Triagem neonatal. Hipotireoidismo Congênito. Cognição.

Resumo

Introdução: os hormônios tireoidianos (HT) são fundamentais para a adequada maturação neurológica do sistema nervoso auditivo e sabe-se que esta é uma condição necessária para o desenvolvimento das habilidades auditivas. Objetivo: analisar sintomas de transtornos do processamento auditivo (TPA) em crianças com hipotireoidismo congênito (HC),coletados durante anamnese. Material e Métodos: Foram avaliadas as informações clínicas e laboratoriais dos prontuários e da anamnese audiológica de 44 crianças com HC, de ambos os sexos, com idade entre 5 e 20 anos, atendidos no Serviço de Referência de Triagem Neonatal da APAE-Salvador. Os aspectos observados na anamnese foram: dificuldades comportamentais, discriminação e cognição,dificuldades na leitura, fala e escrita, dosagem da levotiroxina sódica e tempo de tratamento da doença. Resultados: observou-se correlação estatisticamente significante entre as queixas relacionadas à competência auditiva de escuta em ambientes com ruído competitivo de fundo e dosagens de levotiroxina sódica durante o tratamento do HC (p= 0,015).O tempo da doença/tratamento (p=0,008), nível sérico do TSH no exame confirmatório de HC (p=0,027) e a dosagem da levotiroxina sódica (p=0,028) apresentaram correlação significante com os sintomas de alteração comportamental e dificuldades na aquisição da linguagem oral.Conclusão: crianças com HC apresentam sintomas de transtorno do processamento auditivo e o tratamento de reposição hormonal quando não precoce, tende a se configurar como risco para os distúrbios auditivos. A fim de prevenir tais transtornos, faz-se neces­sário desenvolver estudos com avaliações das habilidades auditivas em crianças com HC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Leônidas Andrade, UFBA

Fonoaudiólogo(a). Doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em

Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS – UFBA

Hélida Braga

Fonoaudiólogo(a). Doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em

Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS – UFBA

Luciene Fernandes

Professora Adjunto. Departamento de Fonoaudiologia, ICS – UFBA/ DCV-UNEB

Helton Estrela Ramos

Professor Adjunto. Departamento de Biorregulação. Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS – UFBA.

Crésio de Aragão Dantas Alves, Não

Professor Adjunto. Departamento de Pediatria, FMB – UFBA. Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, ICS – UFBA.

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

Andrade, C. L., Braga, H., Fernandes, L., Ramos, H. E., & Alves, C. de A. D. (2015). Resultados da anamnese para rastreio de transtornos do processamento auditivo em crianças com hipotireoidismo congênito. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(3), 316–322. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14984

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2